Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comemore o Dia Mundial da Criança em casa e em família!

Dia mundial crianca bannersite 1 1024 2500
2020/05/26

Para assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), o Município de Palmela vai partilhar algumas sugestões de jogos e brincadeiras para realizar em casa, em família, proporcionando, ao mesmo tempo, várias aprendizagens aos mais novos.

Com o lema “Família Ativa, Criança Saudável... mesmo em casa”, o programa será, este ano, exclusivamente online, devido à atual situação de saúde pública, mas não vão faltar atividades ao longo de todo o dia.

Jogos tradicionais, o jogo “Monopólio a Mexer”, os vídeos “Ser Ativo em Casa / Brincar Em Família", a Hora do Conto online “O Brincador”, decoração de máscaras de proteção e a sugestão de leitura “O Principezinho” são as atividades lúdicas propostas. Às 16h00, a magia do Circo chega a sua casa, com a participação dos Circos Dallas e Chen.

Participe em família e divirta-se!

Programa

Jogos Tradicionais
Dedique tempo de qualidade à/ao sua/eu filha/o. Faça uma atividade que sabe ser do seu agrado e surpreenda-a/o com algumas propostas lúdicas.
Disponibilização de Jogos Tradicionais (aqui) e vídeos para as famílias orientarem os seus jogos em casa.
Consulte em: www.cm-palmela.pt, Facebook Catavento e Youtube Município Palmela (disponível brevemente)

Monopólio a Mexer
Nos tempos em que vivemos, convidamos as famílias a participarem em casa neste jogo clássico de combate ao sedentarismo.
Consulte o jogo em PDF aqui

“Ser Ativo em Casa / Brincar em Família”
Em família, sugerimos que veja os vídeos “Ser Ativo em Casa / Brincar em Família”.
São retratos de famílias em movimento dentro de casa, de forma lúdica e divertida, em dinâmicas que contribuem para a união e estabilidade afetiva, para o bem-estar físico e psicoemocional, através do movimento e de atividades de locomoção, expressivas, posturais, utilizando o espaço e os recursos disponíveis em casa.
Veja em: www.cm-palmela.pt e Facebook Catavento
Site original dos vídeos: https://ipdj.gov.pt/videos 

Hora do Conto - “O Brincador”
História de Álvaro Magalhães, contada em formato de vídeo. “Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor. Quando for grande quero ser um brincador”.
Qual é a tua brincadeira favorita? Comenta nas páginas de Facebook do Museu Municipal de Palmela e do Catavento.
Assista em: www.cm-palmela.pt , Facebook Catavento e Youtube Município Palmela

Mascara-te! - Máscaras Divertidas
Ao longo da história da Humanidade, as máscaras foram utilizadas com diversos fins, consoante a cultura e a religião do povo. Foram utilizadas em todo o Mundo, em rituais, festividades, teatro. Mais recentemente, passaram também a ser usadas no Carnaval e no Dia das Bruxas. Alguns profissionais também as utilizam, como o apicultor para se proteger das abelhas ou em determinadas práticas desportivas, como a esgrima.
Nos tempos em que vivemos, todos temos de usá-la como proteção. Pela nossa saúde e pela saúde dos outros. Temos de ser verdadeiros heróis. Personagens de uma história com final feliz. Se tivesses que criar a tua máscara de proteção, como é que ela seria? Elabora um desenho da tua máscara e coloca a tua obra de arte em exposição!
Partilha na página de Facebook do Museu Municipal de Palmela. Encontra aqui um modelo de máscara. 

Sugestão de leitura - “O Principezinho”
Hoje é dia de brincar e celebrar as crianças. “Porque todas as pessoas crescidas já foram crianças (há poucas é que se lembram)”, Antoine de Saint-Exupéry. Sugerimos que se divirtam em família e se descubram nesta história.
Consulte em: www.cm-palmela.pt 
Site original do livro: www.livros-digitais.com/antoine-saint-exupery/o-principezinho/1 

16h00
Circo - Companhia de Circo Chen e Companhia de Circo Dallas

No Dia Mundial da Criança e também Dia do Concelho, estamos todos convidados a ir ao Circo.
O Circo tradicional é dos testemunhos vivos da arte itinerante e que compreende várias disciplinas que nos levam até à terra dos sonhos. Os pais às suas memórias, os mais pequenos até à tenda das fantasias.
Neste momento especial e que vamos conseguir ultrapassar, não podíamos esquecer estes fazedores de sonhos. O Circo Dallas e o Circo Chen, residentes há várias décadas no concelho de Palmela, têm o maior prazer de lhe levar a magia do circo, com malabaristas, lançadores de bestas, hula hup, lançador de fogo, cómicos, icaristas, palhaços, ventríloquo e muito mais.
Senhoras e senhores, meninas e meninos, entrem no Chapitô. O Circo vai começar!
Assista em: www.cm-palmela.ptFacebook Catavento e Youtube Município Palmela

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados