Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Conservação da Igreja da Misericórdia com apoio no valor de 27.500€

Igreja misericordia 1 1024 2500
2020/07/03

Foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública de 1 de julho, a atribuição de um apoio financeiro municipal no valor de 27.500€ à Santa Casa da Misericórdia de Palmela, destinado a comparticipar as obras de conservação da Igreja da Misericórdia.

A obra da recuperação da Igreja, localizado na Praça Duque de Palmela, em pleno Centro Histórico, e propriedade da Santa Casa, contempla a conservação geral, incluindo a conservação e reparação de coberturas, porta principal, tetos, revestimentos e elementos arquitetónicos e decorativos interiores.

Esta Igreja é um símbolo de uma poderosa confraria, a Irmandade da Misericórdia, fundada na vila em 1529, que logo construiu uma sede própria, inclundo a Igreja e um hospital. As obras de edificação decorreram até 1566.

Em 1989, a Igreja foi alvo de uma grande obra de conservação, tendo vindo a verificar-se uma constante degradação do edifício desde essa altura. Por isso, a Santa Casa contactou a Direção Geral de Património Cultural, para obter apoio para a realização da intervenção que o edifício necessitava, tendo obtido um parecer técnico dos trabalhos a realizar. Tendo por base esse estudo, apresentou uma candidatura ao Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas e dirigido à recuperação do património histórico das Misericórdias, que foi aprovada.

Garantida uma parte substancial da verba necessária para a realização da obra, a Santa Casa solicitou também apoio ao Município, que respondeu positivamente, reconhecendo a importância histórica e patrimonial deste Monumento de Interesse Público. A Igreja da Misericórdia integra o Roteiro de Património Religioso do Concelho de Palmela, editado pela Autarquia, e está também incluída em diversas bibliografias sobre Palmela, com destaque para “Palmela Histórico-Artística, um inventário do património artístico do concelho”, da autoria de Vítor Serrão e José Meco, com edição da Câmara Municipal.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados