Cerimónia simbólica reúne parceiros na inauguração da EB de Cabanas

2020/09/15

O processo de requalificação da EB de Cabanas foi concluído ontem, dia 14 de setembro, com a cerimónia simbólica de inauguração da escola, momento que reuniu um conjunto de parceiras/os da comunidade escolar e equipas técnicas com as quais o Município tem vindo a dialogar e que contribuíram para o resultado final do equipamento.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela recordou a história e a identidade da escola e o início do processo de requalificação que foi “conturbado”, primeiro com a insolvência da empresa à qual foram adjudicados os trabalhos em 2017 e, depois, pela dificuldade nos dois concursos subsequentes, para conclusão da obra.

Álvaro Balseiro Amaro recordou, ainda, o ciclo de investimentos nesta área, com a conclusão das Escolas de Águas de Moura, António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, Brejos do Assa e Aires – um processo dinâmico, com novos desafios e novas práticas educativas, às quais o Município de Palmela tem vindo a responder, posicionando-se “no pelotão da frente” no investimento em equipamentos educativos.

É nesse sentido, também, que a Câmara Municipal reunirá hoje mesmo com representante dos proprietários do terreno junto à escola, para preparar a hipótese de ampliação do edifício. «Continuamos apostados numa solução que permita juntar as crianças, independentemente de estarmos também a investir na outra escola para, na eminência de decorrer lá a totalidade do ano letivo, terem, também, as melhores condições, inclusivamente com alguns brinquedos do espaço de jogo e recreio, para as turmas que lá vão ficar sediadas», adiantou.

Por último, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela desejou a toda a comunidade educativa “um ano letivo tranquilo, sem grandes sobressaltos” e sublinhou o empenho de todas/os para que assim aconteça.

A cerimónia que evocou a escola enquanto lugar de identidade e de formação de gerações, fechou com as visitas às instalações agora qualificadas.

Recorde-se que a EB de Cabanas abrangerá, este ano letivo, um total de 83 crianças e representa um investimento do Município de Palmela de 602.771 euros, valor que engloba, também, equipamento informático, mobiliário escolar e material didático.

Aquele estabelecimento de ensino integra, como valências, uma sala polivalente para a prática de várias expressões e para atividades físico-motoras, refeitório e biblioteca escolar, duas áreas exteriores de recreio distintas, para o pré-escolar e 1º. ciclo e áreas complementares de apoio, designadamente, sala para os docentes e atendimento, balneários e instalações sanitárias.

A obra foi comparticipada pelo FEDER, no âmbito do PORLisboa 2020 - PDCT-AML (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa. Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação).

Inauguração da Escola de Cabanas após obra de requalificação