Recolha de resíduos porta a porta: 2.ª fase começa em outubro

Recolha residuos 1 1024 2500
2020/09/28

A segunda fase do projeto piloto de recolha de resíduos porta a porta que está a ser implementado pela Câmara Municipal de Palmela e pela Amarsul tem início em outubro. Depois de ter arrancado, a 20 de julho, na urbanização Vila Serena e no Bairro Lencastre, em Pinhal Novo (300 moradias), este método de recolha chega agora também ao Bairro Padre Nabeto, em Aires, e à Urbanização Portais da Arrábida, em Quinta do Anjo, abrangendo mais 600 moradias.

Nos dias 29 e 30 de setembro, vai decorrer a distribuição de cartas nas caixas de correio das/os moradoras/es a informar sobre o projeto e, a 6 de outubro, vai ter início a entrega dos contentores pela BioRumo.

Em cada habitação, vão ser entregues três contentores de 120 litros de cores diferentes: cinzento para a deposição de resíduos indiferenciados, amarelo para embalagens plásticas e metálicas e azul para cartão e papel. O vidro continuará a ser colocado nos vidrões existentes na via pública, para evitar os incómodos causados pelo ruído que a recolha deste resíduo provoca. A recolha de monos e resíduos verdes até ao limite de 1 m3 passará a ser efetuada mediante agendamento telefónico para os serviços da Câmara Municipal.

A recolha é feita à porta das habitações, em dias pré-marcados, sendo um método mais cómodo, pois evita deslocações para a deposição dos resíduos. Ao nível do espaço público, também são notórios os benefícios, pois liberta os passeios para os peões, garantindo melhor acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida. Como os contentores comunitários são retirados da via pública, contribui também para evitar situações incómodas de abandono de resíduos nas ruas.

O investimento municipal, que é significativamente mais elevado que no sistema de recolha comunitária, será, assim, compensado pelos benefícios para todas as partes envolvidas: as famílias, o Município e a Amarsul. Prevê-se, depois, o alargamento faseado a outros núcleos urbanos do concelho.