Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Eu Participo” 2020: apresente propostas para a sua freguesia!

Euparticipo 1 1024 2500
2020/10/01

Até dia 18 de outubro, preencha o questionário “Eu Participo Munícipes” 2020 e apresente propostas para a sua freguesia. O questionário pode ser preenchido online (disponível no fim da notícia) e está disponível em papel, nas Juntas de Freguesia e nas Bibliotecas Municipais do concelho.

O documento foi também distribuído em papel na sessão realizada no dia 28 de setembro, no Cineteatro S. João, em Palmela. Substituindo as habituais reuniões em cada freguesia, este ano, a Câmara Municipal de Palmela realizou apenas uma sessão, dadas as condicionantes impostas pela pandemia COVID-19. Mesmo num ano atípico, a sessão foi bastante participada, com os contributos das/os munícipes que assistiram presencialmente e também das/os que assistiram à transmissão em direto no canal Youtube do Município e colocaram as suas questões via e-mail.

Neste primeiro ciclo de trabalho “Eu Participo Munícipes” 2020, o principal objetivo é a recolha de propostas de intervenção, pretendendo-se auscultar as/os munícipes sobre quais os investimentos que consideram prioritários para a sua freguesia.

Após a receção dos questionários, vai decorrer, até ao final de outubro, o período de análise das propostas. Para dia 4 de novembro, está já agendada uma segunda sessão, para debate e hierarquização das propostas, que vão estar em votação de 4 a 20 de novembro. A 3 de dezembro, decorre a terceira e última sessão, em que serão anunciadas as propostas vencedoras.

Números recorde em 2019

O Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, aproveitou o encontro de dia 28 para recordar os números da participação em 2019 e fazer um ponto de situação da concretização das propostas mais votadas no ano passado.
O “Eu Participo Munícipes” registou, em 2019, um número recorde de participações, com um total de 1.632 votos, em papel e através da internet. A participação foi maior nos escalões etários dos 30 aos 39 e dos 40 aos 49 anos e homens e mulheres participaram equilibradamente.

As áreas de intervenção municipal prioritárias escolhidas pelas/os munícipes foram a Criação e Conservação de Espaços Verdes (40,1%), a Educação (31,2%) e a Rede Viária e Sinalização de Trânsito (26,8%).

Em 2019, esteve em votação, para as cinco freguesias, um total de 25 propostas. As mais votadas foram: em Palmela, a pavimentação da Rua Fernando Lopes Graça, na Lagoinha (38,7%), que já está adjudicada; em Pinhal Novo, o Parque Infantil na Rua Maria Eduarda Ferreira (37,7%), atualmente em estudo/orçamentação; em Quinta do Anjo, a pavimentação da 2.ª fase da Rua de Brejos Carreteiros até ao CM 1029 (79,4%), já com projeto em execução; em Poceirão, o asfaltamento da Rua Henrique Rica Ideia (troço 1), no Forninho (46,1%), também com projeto em execução; e em Marateca, a pavimentação da Rua Pedro Azenha dos Santos (1.ª fase), no Bairro Margaça (89,2%), igualmente com projeto em execução.

Para além destas, estão também em andamento ou já concluídas várias outras obras, em resultado deste processo participativo. Em 2019/2020, os investimentos incluídos nas Grandes Opções do Plano como resultado das votações do “Eu Participo Munícipes” ascendem a mais de 3 milhões de euros (não incluindo obras ainda em projeto).

Participe!

icone_questionario Preencha o questionário online - aqui

Questionário para entrega em formato papel

Saiba mais sobre Eu Participo Munícipes 2020

(Re)veja a sessão de ontem aqui

 

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados