Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Hoje, há concerto à noite com entrada gratuita e evoca-se Beethoven!

Concerto 1 1024 2500
2020/10/01

O Concerto - Dia Mundial da Música, a 1 de outubro, às 21h30, no Cineteatro S. João, em Palmela, abre o programa Outubro - Mês da Música, numa evocação dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. A entrada é gratuita (mediante levantamento de bilhete).

O espetáculo, para maiores de 6 anos, é organizado pela Câmara Municipal de Palmela e foi concebido pelo CRP - Conservatório Regional de Palmela, levando a palco a Orquestra Clássica, a Orquestra de Sopros, professoras/es e atuais e antigas/os alunas/os.

Beethoven (1770-1827), nascido no seio de uma família de músicos, é um dos compositores mais influentes da história da música e é reconhecido como o grande elemento de transição entre o Classicismo e o Romantismo.

Estudiosos dividem a sua obra em três fases. A primeira inclui as obras escritas entre 1792 e 1800. A segunda fase corresponde ao período de 1800 a 1814, marcado pela surdez e pelas deceções amorosas. São características dessa fase a sinfonia “Eroica”, a “Sonata ao Luar” e os dois últimos concertos para piano. A última fase, de 1814 a 1827, ano da sua morte, é o período das obras monumentais: a “Nona Sinfonia”, a “Missa Solene” e os últimos quartetos de cordas.
A obra de Beethoven, que vai ser revisitada ao longo deste espetáculo, inclui uma ópera (“Fidelio”), música para teatro e ballet, missas, sonatas, cinco concertos para piano, um para violino e um tríplice (para violino, violoncelo e piano), música de câmara (os quartetos de cordas) e nove sinfonias.

O CRP foi criado no ano letivo de 2001/2002 pela Sociedade Filarmónica Humanitária, com o objetivo de proporcionar às/aos jovens uma formação especializada na área da música, com certificação oficial. Atualmente, conta com 450 alunas/os nos Cursos de Iniciação, Básico e Secundário de Música. Ao mesmo tempo, ministra o ensino da música nas Atividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Vertical de Escolas de Palmela, bem como as oficinas da música no âmbito das Atividades de Apoio à Família no Ensino Pré-Escolar, num total de 1.600 alunas/os.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados