Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Dia Nacional da Água: Palmela e Municípios da AIA defendem mais apoio ao setor

Agua 1 1024 2500
2020/10/01

No Dia Nacional da Água, que se assinala hoje, 1 de outubro, a AIA - Associação Intermunicipal da Água da Região de Setúbal, da qual o Município de Palmela faz parte, defende mais financiamento, investimento e desenvolvimento para este setor. Numa declaração conjunta, os Municípios da AIA saúdam esta data e sublinham a importância da qualificação dos serviços de águas e da proteção dos recursos hídricos, para promover a sustentabilidade ambiental e o progresso social e económico da região e do país.

A declaração realça que, atualmente, a Península de Setúbal dispõe de serviços de abastecimento público de água universais, prestados com elevada eficiência e qualidade (taxa de água segura em 2018 de 99,79%, para uma distribuição de 67,4 milhões de m3).

Ainda assim, os Municípios da AIA consideram que o desafio atual é não só prosseguir políticas que permitam manter os atuais patamares de desenvolvimento, como continuar a melhorar a performance técnica, económica e ambiental associada à exploração destes sistemas, articulando os objetivos de sempre com as novas metas decorrentes dos novos desafios sociais e ambientais.

A tomada de posição da AIA e dos seus associados afirma que, no âmbito das políticas públicas para este setor, a renovação das redes de distribuição, a reformulação de médio-longo prazo da exploração do Aquífero Tejo-Sado e a incorporação de tecnologia é indispensável ao sucesso do projeto de desenvolvimento regional.

Saudando o facto de as/os trabalhadoras/es e a gestão deste setor terem sabido estar à altura dos desafios colocados pela pandemia COVID-19, alerta-se para a necessidade de, para vencer as dificuldades decorrentes desta situação, estimular a economia e, em particular, o investimento em infraestruturas.

O documento afirma que a região de Setúbal tem estratégia, projetos e a necessária capacidade de concretização e exige o aumento significativo do financiamento a disponibilizar - designadamente, o que tem origem nos instrumentos financeiros da União Europeia, agora reforçados com o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, a vigorar entre 2021-2026 - para prosseguir a qualificação dos seus serviços de águas e a proteção dos seus recursos hídricos.

A AIA integra os Municípios de Palmela, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Leia aqui a Declaração conjunta

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados