Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Nova Unidade de Saúde de Pinhal Novo vai ser uma realidade

Seringa 1 750 2500
12 Outubro 2015

A tão aguardada construção da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo-Sul já tem luz verde da Administração Central e a sua construção vai ser concretizada através de um Contrato-Programa celebrado entre o Município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com o documento, ratificado na última reunião de Câmara, o Ministério da Saúde financia a construção do equipamento no valor de 1.184 mil euros, enquanto o Município se responsabiliza pela execução dos projetos de arquitetura e especialidades, o lançamento da empreitada e respetiva fiscalização. O Município realiza, também, e assume os encargos com acessos, estacionamentos, infraestruturas, arranjo e manutenção de espaços exteriores.

Recorde-se, ainda, que a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Pinhal Novo-Sul será construída num terreno reservado para o efeito há 14 anos e cedido, formalmente, há sete, pelo Município de Palmela ao Ministério da Saúde, com a condição de concretizar este investimento no prazo de dois anos.

Reclamado, desde 2001, pela autarquia e pela população, que tem sido gravemente prejudicada pela precariedade das instalações existentes e pela elevada percentagem de utentes sem médico de família, o novo equipamento de saúde em Pinhal Novo – a freguesia mais populosa do concelho de Palmela - é, pois, uma aspiração antiga da freguesia e do concelho, numa luta que justificou muitos momentos de reflexão, reivindicação, propostas e intensos contactos institucionais, ao longo dos anos.

A Câmara Municipal de Palmela manteve uma postura de cooperação ao longo de todo o processo, que se consubstanciou ainda na assunção de parte das competências que seriam da responsabilidade da Administração Central, certa, no entanto, de que este é o melhor caminho para solucionar a questão e prestar melhores cuidados de saúde aos utentes de Pinhal Novo.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados