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Transportes públicos: Passe Navegante

  • Que novos passes vão existir a partir de abril?

    A partir de abril de 2019 vai entrar em funcionamento a maior alteração tarifária dos últimos anos. Os novos passes Navegante representam uma enorme redução no preço do transporte público na área metropolitana de Lisboa. A partir dessa data vão estar disponíveis 19 novos passes: um passe Navegante Metropolitano e 18 passes Navegante Municipal (um para cada município).

  • O que é o Navegante Municipal Família?

    O passe Navegante Municipal é um passe mensal válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, vai permitir que todos os membros do mesmo agregado familiar, independentemente do número de elementos, residentes num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, dentro do limite geográfico de um município selecionado, de entre os 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Municipal – 60€. Para usufruir do Navegante Municipal Família é necessário que cada um dos benificiários seja titular do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto); Estima-se que o passe Municipal Família esteja disponível a partir de julho 2019.

  • O que tenho que fazer para usufruir dos novos passes?

    Se ainda não é um utilizador frequente de transporte público, deve adquirir o Cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto). O pedido pode ser efetuado presencialmente ao balcão de um operador de transportes aderente ou online em www.portalviva.pt ( o pedido online não é possível para 4_18, sub23 e social+) e demora aproximadamente 10 dias a ser emitido. Se já é titular do Cartão Lisboa Viva a partir de 26 de março apenas terá que carregar o seu cartão para poder utilizar um dos novos passes Navegante a partir do dia 1 de abril.

  •  O que é o Navegante Metropolitano Família?

    O passe Navegante Metropolitano Família é um passe mensal válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, vai permitir que todos os membros do mesmo agregado familiar, independentemente do número de elementos, residentes num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Metropolitano – 80€. Para usufruir do Navegante Metropolitano Família é necessário que cada um dos benificiários seja titular do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto); Estima-se que o passe Metropolitano Família esteja disponível a partir de julho 2019.

  • O que é o passe Navegante Metropolitano?

    O passe Navegante Metropolitano é um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, terá o preço de 40€. Por exemplo o titular do passe Navegante Metropolitano poderá ir de Setúbal até Mafra ou de Sesimbra a Vila Franca de Xira, utilizando qualquer operador do serviço publico de transporte de passageiros com um único passe.

  • O que é o passe Navegante Municipal?

    O passe Navegante Municipal é um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros dentro do limite geográfico de um município selecionado, de entre os 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, terá o preço de 30€. Por exemplo, o titular do passe Navegante Moita poderá deslocar-se dentro do município de Moita utilizando qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros com um único passe.

  • O que é o passe Navegante 12?

    O passe Navegante 12 é um passe gratuito, que vai permitir a qualquer criança até aos 12 anos de idade (inclusive), isto é, até ao último dia do mês em que a criança faz 13 anos, possa utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Para usufruir do passe Navegante 12 é necessário que a criança seja possuidora de um cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto).

  • O que é o passe Navegante +65?

    O passe Navegante +65 é um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, destinado a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas (no caso dos reformados e pensionistas serão considerados os rendimentos mensais do agregado familiar que terá de ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional), válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, terá o preço de 20€. Para usufruir do passe Navegante +65 é necessário que seja possuidor de um cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto).

  • Qual vai ser a validade temporal dos novos passes Navegante?

    Os novos passes Navegante vão ser passes de mês fixo, ou seja, válidos do primeiro ao último dia do mês para que título foi comprado.

  • Qual vai ser a abrangência geográfica dos novos passes Navegante Metropolitano?

    Os passes Navegante Metropolitano, Navegante Metropolitano Família, Navegante 12 e Navegante 65+ permitem a utilização de todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

  • Qual vai ser a abrangência geográfica dos novos passes Navegante Municipais?

    Os passes Navegante Municipal e Navegante Municipal Família permitem a deslocação dentro do limite geográfico de um município, em qualquer serviço de transporte público regular de passageiros.

  • Não tenho o Cartão Lisboa VIVA como o posso obter?

    O pedido de emissão do cartão Lisboa VIVA deve ser efetuado ao balcão de um dos operadores serviço de transporte público regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, ou online em www.portalviva.pt. O cartão tem um custo de 7€ e um tempo de emissão máximo de 10 dias. Para efetuar o pedido online é necessário um leitor de cartão do cidadão, (o pedido online não é possível para os perfis 4_18, sub23 e social+). Para mais informações sobre o cartão Lisboa VIVA deve consultar www.portalviva.pt.

  • Já tenho o Cartão Lisboa VIVA, como posso carregar um dos novos passes Navegante?

    Para carregar qualquer um dos novos passes Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal apenas terá que aceder ao local de carregamento habitual (posto de atendimento, máquina de carregamento automático, portal VIVA, MULTIBANCO.

  • Ainda não tenho o Cartão Lisboa VIVA, como posso obter o passe Navegante Metropolitano ou Municipal?

    O primeiro passo é efetuar o pedido de emissão do cartão Lisboa VIVA junto de um dos operadores de transporte da AML ou online em www.portalviva.pt. (o pedido online não é possível para os perfis 4_18, sub23 e social+). Após obter o seu cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto) para carregar qualquer um dos novos passes Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal, apenas terá que se deslocar a um local de carregamento habitual, posto de atendimento, máquina de carregamento automático, Portal VIVA, ou MULTIBANCO.

  • Vou ter que trocar o meu cartão Lisboa VIVA atual?

    Não, se tiver um cartão Viva, na maioria dos casos, a única operação que terá que efetuar no seu cartão Lisboa VIVA atual é o carregamento do novo passe deslocando-se ao local de carregamento habitual - posto de atendimento, máquina de carregamento automático, Portal VIVA, ou MULTIBANCO.

  • Vou poder efetuar o primeiro carregamento do Navegante Municipal ou Metropolitano no MULTIBANCO?

    Sim, vai poder carregar o seu novo título de transporte em qualquer MULTIBANCO da rede da SIBS a partir do dia 26 de março.

  • A partir de que data vou poder carregar o novo passe Navegante Metropolitano ou Municipal?

    Vai ser possível carregar os novos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal no portal VIVA a partir do dia 21 de março. No MULTIBANCO, máquinas de venda automática e nos postos de venda dos operadores o carregamento será possível a partir do dia 26 de março. Recomendamos que o faça o mais antecipadamente possível, de forma a evitar filas.

  • Vou ter que comprar 2 Passes, um municipal para os transportes do meu concelho e outro metropolitano para os transportes fora do meu município?

    Não, se pretende deslocar-se em mais do que um concelho (ou em todos os 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa) apenas necessita de comprar o passe Navegante Metropolitano. O passe Navegante Municipal permite o acesso a todos os serviços de transporte público regular de passageiros de 1 município. O Navegante Metropolitano é válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

  • O meu filho não tem o Cartão Lisboa VIVA com perfil Criança, que devo fazer para ter o Navegante 12?

    Deverá solicitar o cartão Lisboa VIVA nos locais habituais, ao balcão de um dos operadores serviço de transporte público regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, ou online em www.portalviva.pt. Se efetuar o pedido a partir de 26 de março o perfil Navegante 12 virá já carregado no cartão.

  • O meu filho já tem o Cartão Lisboa VIVA com perfil Criança, que devo fazer para ter o Navegante 12?

    Para que o seu filho possa continuar a viajar gratuitamente no município de Lisboa, na Carris e Metropolitano de Lisboa, não necessita de realizar qualquer operação. Para que a criança possa usufruir de todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa a partir do dia 26 de Março deve dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (ver a Lista de Gabinete de Apoio ao Cliente) e solicitar o carregamento do passe Navegante12 (gratuito).

  • O meu filho tem o Cartão 4_18, que devo fazer para ter o Navegante 12?

    Se o seu filho tem até 12 anos (inclusive), pode dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (ver a Lista de Gabinete de Apoio ao Cliente) e solicitar o carregamento do passe Navegante 12 (gratuito).

  • O meu filho tem o Navegante Escola como posso atualizar para o Navegante 12?

    Para que o seu filho com idade até 12 anos (inclusive), possa ter o Navegante 12, pode dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (ver a Lista de Gabinete de Apoio ao Cliente) e solicitar o carregamento do passe Navegante 12 (gratuito).

  • Vai ser mantido o atual desconto 4_18?

    Sim, este desconto aplica-se aos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal estes descontos não se aplicam aos títulos já com desconto, Navegante Metropolitano Família, Navegante Municipal Família. Mantém-se os atuais requisitos e condições, com desconto de 25% para os estudantes do ensino obrigatório e de 60% para os estudantes beneficiários do Escalão “A” da Ação Social Escolar. Mais informações sobre estes descontos podem ser consultadas em www.imt-ip.pt.

  • Tenho um cartão 4_18, vou poder carregar os passes Navegante no cartão 4_18@escola.tp?

    Sim, o método de carregamento do passe 4_18 mantém-se inalterado, sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que é o cartão 4_18, aplicando as respetivas percentagens de desconto. Tenha em atenção que se o seu filho tiver até 12 anos(inclusive), pode pedir a alteração para o Navegante 12 que é gratuito.

  • Vai ser mantido o atual desconto sub_23?

    Sim, este desconto aplica-se aos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal estes descontos não se aplicam aos títulos já com desconto, Navegante Metropolitano Família, Navegante Municipal Família. Mantém-se as atuais condições de acesso e percentagens de desconto de 25% para estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, e estudantes de ensino superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade, e de 60% para os estudantes beneficiários da Ação Social Direta no Ensino Superior. Mais informações sobre estes descontos podem ser consultadas em www.imt-ip.pt.

  • Tenho um cartão sub_23, vou poder carregar os passes Navegante no cartão sub23@superior.tp ?

    Sim, o método de carregamento mantém-se inalterado, sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que se trata de um cartão sub23 e aplicando-se as respetivas percentagens de desconto, bastando dirigir-se ao seu local de carregamento habitual.

  • Tenho um cartão Social+, vou ter que efetuar alguma alteração?

    Não o carregamento mantém-se inalterado, , sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que se trata de um cartão com perfil social+ e aplicando as respetivas percentagens de desconto, basta dirigir-se ao seu local de carregamento habitual.

  • Em que empresas se vai poder utilizar o novo Navegante Metropolitano?

    O novo Navegante Metropolitano vai poder ser utilizado em todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, em serviços de transporte dentro da área metropolitana, com exceção de serviços inter-regionais ou de caráter não regular: CP – Comboios de Portugal, E.P.E. (CP); Fertagus – Travessia do Tejo, Transportes S.A. (Fertagus), incluindo os serviços rodoviários da Sulfertagus; Metropolitano de Lisboa, E.P.E. (ML); MTS – Metro Transportes do Sul, S.A. (MTS); SOFLUSA – Sociedade Fluvial de. Transportes, S.A. (Soflusa); Transtejo – Transportes do Tejo, S.A. (Transtejo); Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M.E., S.A. (Carris); Cascais Próxima, Empresa Municipal, S.A. (Mobi); Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro (TCB); Barraqueiro Transportes, S.A. (BT), incluindo parte das marcas Mafrense e Boa Viagem; Henrique Leonardo Mota, Lda. (HLM); Isidoro Duarte, S.A. (ID); JJ-Santo António – Transporte Rodoviário de Passageiros, Unipessoal, Lda. (JJSA); Rodoviária de Lisboa, S.A. (RL); Scotturb – Transportes Urbanos, Lda. (Scotturb); TST – Transportes Sul do Tejo, S.A. (TST), incluindo serviços da SulFertagus; Vimeca Transportes – Viação Mecânica de Carnaxide, Lda. (Vimeca).

    Sem prejuízo da publicitação e divulgação de listagem mais detalhada, bem como da possível atualização da presente lista em virtude, designadamente, da resolução de restrições tecnológicas ou de acordos que venham, entretanto, a ser celebrados com outras autoridades de transportes.

  • Em que serviços não vai ser possível utilizar o Navegante Metropolitano?

    Não vai ser possível utilizar o Navegante Metropolitano nos serviços de longa e média distância, designadamente: Nos serviços de transporte rodoviário, nos serviços expresso e de alta qualidade, nos serviços inter-regionais, exceto se mencionados especificamente ou em caso de acordo com as autoridades de transportes intermunicipais confinantes, no serviço público de transporte de passageiros flexível explorado ao abrigo do Decreto-Lei nº 60/2016, de 8 de setembro, nos serviços de caráter histórico e de âmbito turístico, nos circuitos especiais de transporte escolar, e nos serviços de transporte ocasionais e regulares especializados na aceção do RJSPTP, bem como nos serviços explorados diretamente pelos municípios ou com base em contratos celebrados pelos municípios com os operadores, exceto se acordo em contrário com a AML,
    Nos serviços ferroviários, estão excluídos os serviços de longa e média distância, do tipo internacional, Alfa Pendular, Intercidades e Inter-regionais;

  • Quais os títulos que vão ser descontinuados?

    Os novos passes Navegante têm como um dos objetivos a redução do número de passes atual que é de 694 passando para 45.
    Em geral, os passes de preço atual inferior a 40€ serão mantidos. Os passes com origem e destino na área metropolitana com um preço superior a 40€ deixarão de existir. Mantém-se os títulos com percursos com origem ou destino fora da área metropolitana. Para mais informações deverá consultar o seu operador de transportes. A informação sobre os passes que vão ser descontinuados irá ser disponibilizada brevemente.

  • Tenho ascendentes a morar comigo, também têm direito ao passe família?

    Sim, o Navegante Metropolitano ou Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

  • Tenho descendentes a morar comigo, também têm direito ao passe família?

    Sim, o Navegante Metropolitano ou Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

  • Existe um limite do número de cartões que posso ter no meu agregado familiar

    Não, o Navegante Metropolitano ou Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

  • Com o Navegante Família é possível carregar o Navegante Metropolitano para 2 membros da família e o Navegante Municipal para outro (ou outros) membro (s)da mesma família?

    Não, apenas vai ser possível carregar o mesmo título para todos os membros do agregado familiar.

  • Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Metropolitano ou Municipal?

    Sim, o novo passe Navegante Metropolitano ou Municipal não tem qualquer restrição de zona de residência, apenas tem que ser titular do cartão Lisboa VIVA.

  • Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Metropolitano ou Municipal Família?

    Não, o passe Navegante Metropolitano Família ou Municipal Família é exclusivo para agregados familiares com residência comprovada num dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, trata-se de um título financiado pelos municípios daí apenas ser permitido o acesso a residentes.

  • Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Municipal de Lisboa ou de outro município da área metropolitana?

    Sim, para o passe Navegante Municipal de qualquer dos 18 municípios não estão previstos quaisquer condicionantes de residência à sua obtenção, apenas tem que ser titular do cartão Lisboa Viva.

  • Sou residente num município da área metropolitana de Lisboa posso adquirir o Navegante Municipal de outro município da área metropolitana de Lisboa?

    Sim, para o passe Navegante Municipal não estão previstos quaisquer condicionantes de residência sua obtenção.

  • Sou emigrante em Portugal. Posso comprar os novos passes?

    Sim, para o passe Navegante Metropolitano ou Municipal não estão previstos quaisquer condicionantes de residência sua obtenção, apenas os passes Navegante Família são exclusivos para agregados familiares com residência comprovada num dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa.

  • Está prevista alguma redução no valor do passe para quem se desloque de fora da área metropolitana de Lisboa?

    Essa possibilidade ainda está em discussão entre a AML e as várias comunidades intermunicipais com as quais faz fronteira. Oportunamente serão divulgadas mais informações.

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