Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Rede de estações de qualidade do ar

 

A rede nacional de monitorização da qualidade do ar é composta por 68 estações, classificadas de acordo com o tipo de zona em que estão localizadas (em três classes possíveis: Urbana, Suburbana, Rural) e de acordo com tipo de fontes de emissão dominantes que determinam os níveis de poluição do ar na estação (em três classes possíveis: Tráfego, Industrial, Fundo).


No território do Município de Palmela está instalada uma estação de qualidade do ar em Fernando Pó. Trata-se de uma estação do tipo Rural/Fundo, sendo objectivo desta tipologia de estação a avaliação da exposição dos ecossistemas e da população à poluição atmosférica de fundo, designadamente a fotoquímica à escala regional.


Os dados de qualidade do ar obtidos nas estações de monitorização integram o sistema nacional de informação sobre qualidade do ar.
No âmbito do sistema de monitorização de qualidade do ar em Portugal a Agência Portuguesa do Ambiente promoveu o desenvolvimento da base de dados sobre qualidade do ar QualAr, com a possibilidade de consulta via Internet.


Esta aplicação visa centralizar todos os dados de qualidade do ar medidos em Portugal e disponibilizar informação ao público sobre qualidade do ar.
Nesta plataforma é possível consultar diariamente o índice de qualidade do ar para uma determinada região do país bem como os registos de medições dos principais poluentes nas diferentes estações de qualidade do ar.


O índice de qualidade do ar é uma ferramenta que permite uma classificação simples e compreensível do estado da qualidade do ar e resulta da média aritmética calculada para cada um dos poluentes medidos em todas as estações da rede de uma determinada área.

Informação disponível em: http://qualar.apambiente.pt/

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados