Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Prevenção | COVID-19

244_banner covid-01

Durante a fase de desconfinamento continuam ativas um conjunto de medidas de prevenção no Município de Palmela. Com o objetivo de desconfinar em segurança, alguns equipamentos e serviços municipais já reabriram ao público com algumas regras e restrições de acesso.

Saiba mais:

  • Atendimentos municipais

    Atendimentos

  • Bibliotecas Municipais

    As Bibliotecas Municipais de Palmela e Pinhal Novo e o Pólo de Marateca reabrem ao público no dia 2 de junho, com novos procedimentos, para garantir a segurança de utentes e trabalhadoras/es.

    O uso de máscara será obrigatório.

    O Município de Palmela recomenda a higienização das mãos com regularidade e o cumprimento das regras do distanciamento social e etiqueta respiratória.

    A entrada estará condicionada em função da lotação máxima de cada espaço e o acesso às salas será orientado pelas/os trabalhadoras/es municipais.

    O acesso às estantes será feito exclusivamente pelas/os trabalhadoras/es, a quem devem ser entregues os documentos, após a consulta presencial.

    Vai ser permitido permanecer nas salas por um período máximo de duas horas e utilizar os computadores durante uma hora. A higienização dos locais e equipamentos será realizada após cada utilização.

    Vão estar disponíveis os serviços de empréstimo domiciliário (privilegia-se o agendamento prévio das entregas/devoluções, os livros e outros documentos devolvidos são colocados em quarentena durante 72 horas e os audiovisuais são higienizados após a devolução), Cartão de Leitor (as inscrições e renovações processam-se como habitualmente) e “Dar de Volta” (os livros doados são também colocados em quarentena de 72 horas).

    A Biblioteca Municipal de Quinta do Anjo mantém-se, para já, encerrada, reabrindo ao público em data a anunciar brevemente.

    Poderá visitar as Bibliotecas Municipais nos seguintes horários:

    Bibliotecas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo

    Terça a sexta-feira: das 10h00 às 19h00
    Sábado: das 14h00 às 19h00
    Encerra aos feriados

    Pólo de Marateca

    Terça-feira a sábado: das 14h00 às 19h00

  • Cemitério Municipal

    Desde o dia 5 de maio, voltou a ser permitida a entrada de utentes no Cemitério Municipal de Palmela, com as necessárias medidas de segurança, face à pandemia da COVID-19.

    A Câmara Municipal de Palmela tinha encerrado o Cemitério ao público no final de março, abrindo apenas para a realização de funerais. Face às restrições ainda vigentes devido ao Coronavírus, e atuando de forma preventiva, o Cemitério reabre mas apenas será permitida a presença de um máximo de 20 pessoas em simultâneo no seu interior. As/os utentes deverão aguardar a sua vez no exterior, mantendo a distância social de segurança. Durante a realização de funerais, apenas poderão estar presentes as/os familiares da/o falecida/o.

    Apelamos à compreensão das/os munícipes e recordamos que é fundamental o a adoção e cumprimento de medidas de proteção.

    Para contactar os serviços cemiteriais, a Autarquia apela aos cidadãos para privilegiarem a comunicação através dos seguintes contactos telefónicos: 212 352 424 ou 212 336 692.

  • Complexo de Serviços do Pinhal Novo

    A Loja CTT (banco e correios) estará aberta ao público, com fila única no exterior, nos dias úteis e com um horário condicionado: das 09h00 às 13h30.

    O Mercado Municipal funciona nos seguintes horários:

    De terça a sexta-feira, das 07h30 às 13h00.
    Ao sábado, domingo e feriados, das 07h30 às 13h00.
    Prioritários: das 07h30 às 09h30.
    A fila será única e no exterior e as/os cidadãs/ãos devem aguardar pela/o funcionária/o.

    Alguns das/os operadoras/es também aceitam encomendas e asseguram entregas ao domicílio. As/os interessadas/os em usufruir deste serviço poderão obter mais informação aqui.

    O Serviço de Atendimento Municipal na Loja do Cidadão está encerrado para atendimento ao público, mas apresenta os seguintes meios de comunicação alternativos: atendimento@cm-palmela.pt ou dos contactos telefónicos 212 336 600 | 212 336 666.

  • Espaços visitáveis no Castelo de Palmela 

    Os espaços visitáveis do Castelo de Palmela reabriram ao público a 19 de maio, com um conjunto de regras, para garantir a segurança de visitantes e trabalhadoras/es, face à pandemia da COVID-19.

    A entrada em espaços fechados implica a obrigatoriedade do uso de máscara.
    No Espaço de Transmissões Militares, podem entrar apenas duas pessoas em simultâneo.
    Nos restantes espaços não vigiados, o Município apela a que as/os visitantes salvaguardem as devidas distâncias de segurança. Será assegurado um reforço da limpeza diária.
    Os espaços visitáveis vão estar a funcionar no horário de verão (até ao último domingo de outubro):

    O Museu Municipal pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (encerra aos feriados), e a Igreja de Santiago de terça-feira a domingo, das 10h00 às 20h00.

  • Miniautocarro do Centro Histórico de Palmela

    Foi retomado o circuito do Miniautocarro do Centro Histórico de Palmela, que tinha sido suspenso em março, no âmbito das medidas de prevenção e controlo da COVID-19.

    O Miniautocarro está a funcionar com o horário e circuito habitual, cumprindo as medidas de segurança e higiene implementadas nos transportes públicos. Assim, o Município de Palmela recomenda que as/os passageiras/os mantenham o distanciamento físico, respeitem o limite de lotação e cumpram o uso obrigatório de máscara.

    O Miniautocarro do Centro Histórico circula de segunda a sexta-feira (exceto feriados), com partidas da Alameda 25 de Abril às 8h35, 9h30, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h15, 17h15 e 18h45. O percurso, com 35 minutos de duração, inclui paragens no Largo do Terreiro, Largo do Mercado, Largo do Município, Centro de Saúde, Cemitério (apenas nas carreiras das 9h30 e 11h00, exceto à segunda-feira), Igreja de São Pedro, Largo 5 de Outubro, Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Cineteatro S. João, Avenida da Liberdade, Rua Lúcio Borges da Costa, Avenida dos Bombeiros Voluntários (Misericórdia e Escola), Rua Serpa Pinto e Rua Augusto Cardoso.

    Mais informações sobre este serviço aqui.

  • Posto de Turismo 

    O Posto de Turismo de Palmela reabriu ao público, com a distinção do Selo “Clean & Safe”, do Turismo de Portugal.

    Posto de Turismo de PalmelaEste selo visa reconhecer as atividades e os estabelecimentos turísticos que assumem o compromisso de cumprir as recomendações emitidas pelo Turismo de Portugal, em articulação com as orientações da DGS - Direção-Geral da Saúde, para reduzir os riscos de contaminação dos espaços com a COVID-19.

    Porque todos os setores da atividade turística devem estar empenhados em garantir a visitação dos seus espaços em condições de segurança e higiene, a ERT-RL - Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e a ATL - Associação Turismo de Lisboa desenvolveram, em parceria com o Turismo de Portugal, a aplicação do Selo “Clean & Safe” aos Postos de Turismo da Região de Lisboa, válido até 30 de abril de 2021.

    O Município de Palmela aderiu a esta iniciativa, convicto de que este selo é um excelente incentivo à retoma do turismo a nível nacional e internacional, contribuindo para o reforço da confiança, quer no destino Portugal, quer no destino Lisboa e, mais concretamente, na Centralidade Arrábida, onde Palmela se insere.

    O Posto de Turismo, instalado no Castelo de Palmela, reabriu, assim, com procedimentos rigorosos de limpeza e higiene dos espaços. É garantida a ocupação máxima por m2 recomendada pela DGS no espaço de circulação do turista/visitante e a manutenção da distância social de segurança entre turistas/visitantes. A distribuição de informação é feita, preferencialmente, em suporte digital/online.

    Estamos à sua espera!

    Visite Palmela, um destino “Clean & Safe”!

Histórico

Situação de Calamidade: Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Palmela é ativo

Leia aqui

Consulte: 

Despacho n.º 090/2020: Medidas para prevenção de contágio por COVID-19

Despacho n.º 092/2020: Reforço das medidas para prevenção de contágio por COVID-19

Despacho n.º 093/2020: Suspensão temporária do miniautocarro do Centro Histórico de Palmela

Despacho n.º 094/2020: Encerramento dos serviços de Atendimento Municipal no Pinhal Novo

Despacho n.º 096/2020: Novas medidas para prevenção de contágio por COVID-19

Despacho n.º 102/2020: Prorrogação das Medidas para Prevenção de Contágio por COVID-19

Despacho n.º 104/2020: Prorrogação das Medidas para Prevenção de Contágio por COVID-19

Despacho n.º 105/2020: Prorrogação das medidas para prevenção de contágio por COVID-19

Despacho n.º 106/2020: Prevenção de contágio por COVID-19 num contexto de gradual desconfinamento

Despacho n.º 107/2020: Prevenção de contágio por COVID-19 no contexto da retoma gradual da atividade nos serviços municipais

Despacho n.º 108/2020: Prevenção de Contágio por COVID-19 num contexto de gradual desconfinamento

Despacho n.º 109/2020: Prevenção de contágio por COVID-19 no contexto da retoma gradual da atividade nos serviços municipais

Despacho n.º 110/2020: Prevenção de contágio por COVID-19 num contexto de gradual desconfinamento

Despacho n.º 114/2020: Prevenção de contágio por COVID-19 num contexto de gradual desconfinamento

Despacho n.º116/2020: Prorrogação da vigência do ajustamento temporário dos tarifários dos serviços municipais de água e resíduos, aprovado em reunião de 22 de abril

Despacho n.º 117/2020: Prevenção de contágio por COVID-19 num contexto de gradual desconfinamento

Despacho n.º 118/2020: Prevenção de contágio por COVID-19 num contexto de gradual desconfinamento

Despacho n.º 120/2020: Prevenção de contágio por COVID-19 num contexto de gradual desconfinamento

Despacho n.º 121/2020: Horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio e retalho e de prestação de serviços

Despacho n.º 123/2020: Prevenção de contágio por COVID-19

 

Durante o Estado de Emergência (que vigorou de 18 de março a 2 de maio), o Município de Palmela implementou um conjunto de medidas de prevenção, conjugadas com orientações da Direção-Geral da Saúde, para combater a propagação da pandemia COVID-19 no concelho.

Reveja quais:

  • Apoio social

    - Serviço gratuito “Não saia de casa, nós vamos por si!” - apoio a pessoas idosas na aquisição de bens essenciais e medicamentos.

    - Escolas em funcionamento para acolher filhas/os de profissionais de saúde e de outros serviços essenciais.

    - Fornecimento de refeições escolares a alunas/os carenciadas/os.

    - Projeto “Não saia de casa, Em Linha para si!”, dirigido à população com mais de 65 anos, residente no concelho de Palmela (atendimento telefónico, através do número 800 101 500, confidencial e sem custos para o utilizador);

    - Fornecimento de refeições a famílias carenciadas através de IPSS.

    - Projeto “Palmela Mask, (A)Linhas? (A)Linhas por ti, por mim, por NÓS…”, que, com recurso ao voluntariado, e em articulação com as IPSS e juntas de freguesia, visa produzir máscaras comunitárias, sendo a matéria-prima fornecida pela autarquia.

  • Apoios Socioeconómicos

    - Adiamento na emissão da faturação, referente ao mês de março, das refeições escolares dos alunos do 1º ciclo do ensino básico e das crianças da educação pré-escolar e das atividades de Animação e Apoio à Família, no âmbito do pré-escolar.

    - Prazo adicional de 90 dias para pagamento de água ao Município face à data limite da fatura.

    - Suspensão dos cortes no abastecimento de água por 90 dias.

    - Prorrogação de prazos por mais 30 dias seguidos em processos/vistorias que dependam da Autarquia.

    - Não atualização das rendas dos fogos municipais e período de carência de 90 dias para pagamento, sem juros ou penalizações.

    - Apoio financeiro extraordinário às IPSS do concelho, com serviços de apoio à população.

    - Alargamento do tarifário social aos/às utilizadores/as domésticos/as, titulares de contrato de água, que se encontrem em situação comprovada de desemprego.

    - Alargamento aos/as utilizadores/as domésticos/as do 1º Escalão da Tarifa Variável de água até aos 15 metros cúbicos mensais.

    - Isenção da tarifa fixa de água aos consumidores não-domésticos, com contadores até 25 mm, abrangendo assim, as micro, pequenas e médias empresas.

    - Isenção das tarifas fixas de água, saneamento e resíduos às IPSS, coletividades e demais entidades de reconhecido interesse público no concelho de Palmela.

  • Atividades Económicas

    - Serviço de entregas ao domicílio no Mercado Municipal de Pinhal Novo.

    - Supermercados do concelho com horário prioritário para pessoal da saúde, emergência e socorro, forças de segurança e serviços de apoio social.

    - Apoio aos estabelecimentos de restauração e comércio com fornecimento de refeições em takeaway e entrega de encomendas, através de divulgação online e junto da comunicação social.

    - Diagnóstico dos impactos económico-sociais da pandemia Covid 19, no setor vitivinícola.

    - Campanha de promoção dos vinhos do concelho de Palmela na página de facebook do turismo.

    - Divulgação, no site do Município, de medidas nacionais de apoio ao tecido económico.

    - Isenção, a título excecional, do pagamento de taxas ou rendas das concessões municipais encerradas durante a pandemia (esplanadas, concessões em mercados municipais, etc).

    - Redução do horário de funcionamento do Mercado Municipal de Pinhal Novo e aplicação de Plano de Contingência.

    - Suspensão dos Mercados de produtores e de Levante entre os dias 20 de março e 17 de abril;

    - Funcionamento dos mercados de produtores a partir do dia 18 de abril, com regras de distanciamento e segurança, restrições de acesso e distribuição de máscaras aos clientes;

    - Isenção do pagamento das taxas de ocupação dos espaços de venda referentes aos meses de março e abril.

  • Espaço público

    - Ações de desinfeção do espaço público e arruamentos em zonas urbanas, em especial nas zonas de abastecimento (junto a farmácias, comercio local e grandes superfícies), jardins e locais de maior circulação pedonal, tais como terminais de transportes públicos e locais de deposição de resíduos. Todos os locais são desinfetados em média duas vezes por semana.

    - Desinfeção com germicida das tampas e pegas dos equipamentos de deposição de resíduos indiferenciados e de recolha seletiva, em parceria com a Amarsul.

    - Encerramento de todos os espaços de jogo e recreio do concelho.

  • Proteção Civil

     

    - Criação de uma subcomissão de saúde da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Palmela, a funcionar em regime permanente, constituída pelas Corporações de Bombeiros de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo, a Segurança Social, o Destacamento da GNR de Palmela, Autoridade de Saúde local e Câmara Municipal de Palmela;

    - Instalação do Posto de Comando Municipal PC-MUN;

    - Apoio com Equipamentos de Proteção Individual (máscaras, luvas, fatos,…) álcool, hipoclorito de sódio, aos corpos de Bombeiros, IPSS, Associações de Idosos, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Juntas de Freguesia;

    - Distribuição de álcool-gel, viseiras e equipamentos de proteção individual a estruturas residenciais de idosos privadas/particulares, em situação de emergência.

    - Identificação e reserva de espaços que poderão, em caso de emergência, garantir o alojamento e alimentação de cidadãos, equipas de profissionais de saúde, bombeiros e GNR.

    - Plano de evacuação e recolocação em situação de emergência COVID-19 de estruturas residenciais de idosos e outras

    - Desinfeção, por pulverização de antivírico, dos lares de idosos/as, centros de acolhimento, lares residenciais e outras estruturas das instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), quartéis de bombeiros e instalações municipais.

    - Protocolo com Laboratório de Análises Clínicas para a realização de Testes COVID-19 a bombeiros das corporações do concelho e trabalhadores municipais, que tenham estado em contacto, nas suas funções, com cidadãos infetados;

    - Criação e apetrechamento de um Centro de Alojamento de Emergência Municipal.

  • Sensibilização da população

    - Campanha de apelo ao não abandono de animais.

    - Campanha de esclarecimento sobre deposição correta de resíduos domésticos.

    - Campanha de esclarecimento sobre medidas a tomar no regresso a casa.

    - Produção e distribuição de uma edição especial do Boletim “Palmela Informa COVID-19”.

    - Afixação de cartazes sobre normas de circulação e afastamentos mínimos em ciclovias, percursos pedonais e parques de merendas.

  • Serviços culturais /desportivos não presenciais

    - Disponibilização de livros online pela Rede Municipal de Bibliotecas Públicas.

    - Realização da atividade À Janela… com Desporto, Fotografia, Música, “Hora do Conto” e outras novidades online.

    - Atividades do Museu Municipal de Palmela no Facebook.

    - Programa “De minha casa vejo o mundo”, proporcionando às famílias bons momentos de entretenimento. Diariamente, nas redes sociais do Município (canal Youtube e página de Facebook Catavento), há acesso a um conjunto de vídeos com propostas para todas as idades: desporto, música e atividades infantis, com a participação de personalidades conhecidas do concelho.

  • Serviços municipais

    - Encerramento de todos os postos de atendimento da autarquia, mantendo o atendimento presencial por marcação. Reforço do atendimento telefónico e por e-mail. Criação de endereço específico para processos de urbanismo.

    - Suspensão do atendimento social presencial a munícipes, salvaguardando-se as situações de emergência.

    - Reforço de equipas municipais para atendimento telefónico e por e-mail.

    - Manutenção do atendimento a munícipes pelos eleitos, por telefone e /ou videochamada.

    - Encerramento de todos os equipamentos municipais.

    Nota: esta medida já sofreu atualização. Consulte aqui e aqui.

    - Suspensão/adiamento das iniciativas públicas e programas culturais, turísticos e desportivos.

    - Suspensão temporária do Miniautocarro do Centro Histórico de Palmela.

    - Suspensão da cedência de viaturas municipais a entidades externas.

    - Não licenciamento de atividades privadas/associativas que concentrem pessoas.

    - Encerramento do cemitério municipal, salvo para a realização de funerais, apenas destinados a familiares mais próximos.

    Nota: esta última medida já sofreu atualização. Mais informações aqui.  

  • Trabalhadores/as municipais

    - Ativação do Plano de Contingência interno da Câmara Municipal de Palmela.

    - Criação de endereço eletrónico interno para responder a dúvidas relacionadas com o COVID-19.

    - Desdobramento das deslocações das equipas de intervenção no exterior em diversas viaturas, para redução das possibilidades de contágio.

    - Implementação do regime de teletrabalho e trabalho à distância.

    - Implementação de jornada contínua e rotatividade de turnos para evitar aglomeração de trabalhadores/as.

    - Reforço do stock e distribuição de equipamentos de proteção individual aos/as trabalhadores/as, com especial incidência para as equipas de exterior.

    - Reforço da informação interna e formação aos/as trabalhadores/as pelo serviço de saúde ocupacional.

    - Nebulização com antivírico nos edifícios com maior concentração/aglomeração de trabalhadoras/es.

    - Testes de despistagem COVID-19 para trabalhadoras/es que tenham estado em contacto, no âmbito das suas funções, com cidadãs/aõs com infeção COVID-19 confirmadas.

    - Medição da temperatura corporal, aleatoriamente, em vários serviços municipais.

Botao1_siteBotao2_siteBotao3_site

Botao4_siteBotao5_siteBotao6_site

Botao_Roxo

                                (clique nas imagens)

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados