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Prevenção | COVID-19

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Durante a fase de desconfinamento continuam ativas um conjunto de medidas de prevenção no Município de Palmela. Com o objetivo de desconfinar em segurança, alguns equipamentos e serviços municipais já reabriram ao público com algumas regras e restrições de acesso.

Saiba mais:

  • Atendimento municipal em Pinhal Novo 

    Com a reabertura a 15 de junho da Loja do Cidadão em Pinhal Novo, os serviços municipais já retomaram os atendimentos presenciais nesta freguesia, mas com restrições de acesso. Em Pinhal Novo, como em Palmela os atendimentos realizam-se apenas mediante marcação prévia.

    Para marcações, as/os interessados devem contactar os serviços municipais através dos contactos telefónicos 212 336 600 ou 212 336 666.

    Recorde-se que, face à pandemia COVID-19 e como medida preventiva, a Câmara Municipal de Palmela manteve, até à data, todos os postos de atendimento municipal encerrados ao público, mantendo apenas o atendimento presencial em Palmela, igualmente por marcação prévia.

    Como alternativa, foram privilegiados os contactos via telefone ou por mail, com reforço das equipas municipais. Apesar da reabertura gradual dos serviços municipais, o Município apela às/aos munícipes para continuarem a privilegiar estes meios de comunicação, sempre que possível.

    No menu Balcão Único, existe também um conjunto de serviços, formulários e regulamentos acessíveis através dos Serviços Online.

    Por enquanto, a Câmara Municipal mantém a suspensão do funcionamento do posto de atendimento de Quinta do Anjo e da viatura de atendimento móvel.

  • Bibliotecas Municipais

    As Bibliotecas Municipais de Palmela e Pinhal Novo e o Pólo de Marateca reabrem ao público no dia 2 de junho, com novos procedimentos, para garantir a segurança de utentes e trabalhadoras/es.

    O uso de máscara será obrigatório.

    O Município de Palmela recomenda a higienização das mãos com regularidade e o cumprimento das regras do distanciamento social e etiqueta respiratória.

    A entrada estará condicionada em função da lotação máxima de cada espaço e o acesso às salas será orientado pelas/os trabalhadoras/es municipais.

    O acesso às estantes será feito exclusivamente pelas/os trabalhadoras/es, a quem devem ser entregues os documentos, após a consulta presencial.

    Vai ser permitido permanecer nas salas por um período máximo de duas horas e utilizar os computadores durante uma hora. A higienização dos locais e equipamentos será realizada após cada utilização.

    Vão estar disponíveis os serviços de empréstimo domiciliário (privilegia-se o agendamento prévio das entregas/devoluções, os livros e outros documentos devolvidos são colocados em quarentena durante 72 horas e os audiovisuais são higienizados após a devolução), Cartão de Leitor (as inscrições e renovações processam-se como habitualmente) e “Dar de Volta” (os livros doados são também colocados em quarentena de 72 horas).

    A Biblioteca Municipal de Quinta do Anjo mantém-se, para já, encerrada, reabrindo ao público em data a anunciar brevemente.

    Poderá visitar as Bibliotecas Municipais nos seguintes horários:

    Bibliotecas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo

    Terça a sexta-feira: das 10h00 às 19h00
    Sábado: das 14h00 às 19h00
    Encerra aos feriados

    Pólo de Marateca

    Terça-feira a sábado: das 14h00 às 19h00

  • Cemitério Municipal

    Desde o dia 5 de maio, voltou a ser permitida a entrada de utentes no Cemitério Municipal de Palmela, com as necessárias medidas de segurança, face à pandemia da COVID-19.

    A Câmara Municipal de Palmela tinha encerrado o Cemitério ao público no final de março, abrindo apenas para a realização de funerais. Face às restrições ainda vigentes devido ao Coronavírus, e atuando de forma preventiva, o Cemitério reabre mas apenas será permitida a presença de um máximo de 20 pessoas em simultâneo no seu interior. As/os utentes deverão aguardar a sua vez no exterior, mantendo a distância social de segurança. Durante a realização de funerais, apenas poderão estar presentes as/os familiares da/o falecida/o.

    Apelamos à compreensão das/os munícipes e recordamos que é fundamental o a adoção e cumprimento de medidas de proteção.

    Para contactar os serviços cemiteriais, a Autarquia apela aos cidadãos para privilegiarem a comunicação através dos seguintes contactos telefónicos: 212 352 424 ou 212 336 692.

  • Complexo de Serviços do Pinhal Novo

    A Loja CTT (banco e correios) estará aberta ao público, com fila única no exterior, nos dias úteis e com um horário condicionado: das 09h00 às 13h30.

    O Mercado Municipal funciona nos seguintes horários:

    De terça a sexta-feira, das 07h30 às 13h00.
    Ao sábado, domingo e feriados, das 07h30 às 13h00.
    Prioritários: das 07h30 às 09h30.
    A fila será única e no exterior e as/os cidadãs/ãos devem aguardar pela/o funcionária/o.

    Alguns das/os operadoras/es também aceitam encomendas e asseguram entregas ao domicílio. As/os interessadas/os em usufruir deste serviço poderão obter mais informação aqui.

    O Serviço de Atendimento Municipal na Loja do Cidadão está encerrado para atendimento ao público, mas apresenta os seguintes meios de comunicação alternativos: atendimento@cm-palmela.pt ou dos contactos telefónicos 212 336 600 | 212 336 666.

  • Espaços visitáveis no Castelo de Palmela 

    Os espaços visitáveis do Castelo de Palmela reabriram ao público a 19 de maio, com um conjunto de regras, para garantir a segurança de visitantes e trabalhadoras/es, face à pandemia da COVID-19.

    A entrada em espaços fechados implica a obrigatoriedade do uso de máscara.
    No Espaço de Transmissões Militares, podem entrar apenas duas pessoas em simultâneo.
    Nos restantes espaços não vigiados, o Município apela a que as/os visitantes salvaguardem as devidas distâncias de segurança. Será assegurado um reforço da limpeza diária.
    Os espaços visitáveis vão estar a funcionar no horário de verão (até ao último domingo de outubro):

    O Museu Municipal pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (encerra aos feriados), e a Igreja de Santiago de terça-feira a domingo, das 10h00 às 20h00.

  • Miniautocarro do Centro Histórico de Palmela

    Foi retomado o circuito do Miniautocarro do Centro Histórico de Palmela, que tinha sido suspenso em março, no âmbito das medidas de prevenção e controlo da COVID-19.

    O Miniautocarro está a funcionar com o horário e circuito habitual, cumprindo as medidas de segurança e higiene implementadas nos transportes públicos. Assim, o Município de Palmela recomenda que as/os passageiras/os mantenham o distanciamento físico, respeitem o limite de lotação e cumpram o uso obrigatório de máscara.

    O Miniautocarro do Centro Histórico circula de segunda a sexta-feira (exceto feriados), com partidas da Alameda 25 de Abril às 8h35, 9h30, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h15, 17h15 e 18h45. O percurso, com 35 minutos de duração, inclui paragens no Largo do Terreiro, Largo do Mercado, Largo do Município, Centro de Saúde, Cemitério (apenas nas carreiras das 9h30 e 11h00, exceto à segunda-feira), Igreja de São Pedro, Largo 5 de Outubro, Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Cineteatro S. João, Avenida da Liberdade, Rua Lúcio Borges da Costa, Avenida dos Bombeiros Voluntários (Misericórdia e Escola), Rua Serpa Pinto e Rua Augusto Cardoso.

    Mais informações sobre este serviço aqui.

  • Posto de Turismo 

    O Posto de Turismo de Palmela reabriu ao público, com a distinção do Selo “Clean & Safe”, do Turismo de Portugal.

    Posto de Turismo de PalmelaEste selo visa reconhecer as atividades e os estabelecimentos turísticos que assumem o compromisso de cumprir as recomendações emitidas pelo Turismo de Portugal, em articulação com as orientações da DGS - Direção-Geral da Saúde, para reduzir os riscos de contaminação dos espaços com a COVID-19.

    Porque todos os setores da atividade turística devem estar empenhados em garantir a visitação dos seus espaços em condições de segurança e higiene, a ERT-RL - Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e a ATL - Associação Turismo de Lisboa desenvolveram, em parceria com o Turismo de Portugal, a aplicação do Selo “Clean & Safe” aos Postos de Turismo da Região de Lisboa, válido até 30 de abril de 2021.

    O Município de Palmela aderiu a esta iniciativa, convicto de que este selo é um excelente incentivo à retoma do turismo a nível nacional e internacional, contribuindo para o reforço da confiança, quer no destino Portugal, quer no destino Lisboa e, mais concretamente, na Centralidade Arrábida, onde Palmela se insere.

    O Posto de Turismo, instalado no Castelo de Palmela, reabriu, assim, com procedimentos rigorosos de limpeza e higiene dos espaços. É garantida a ocupação máxima por m2 recomendada pela DGS no espaço de circulação do turista/visitante e a manutenção da distância social de segurança entre turistas/visitantes. A distribuição de informação é feita, preferencialmente, em suporte digital/online.

    Estamos à sua espera!

    Visite Palmela, um destino “Clean & Safe”!

 

Durante o Estado de Emergência (que vigorou de 18 de março a 2 de maio), o Município de Palmela implementou um conjunto de medidas de prevenção, conjugadas com orientações da Direção-Geral da Saúde, para combater a propagação da pandemia COVID-19 no concelho.

Reveja quais:

  • Apoio social

    - Serviço gratuito “Não saia de casa, nós vamos por si!” - apoio a pessoas idosas na aquisição de bens essenciais e medicamentos.

    - Escolas em funcionamento para acolher filhas/os de profissionais de saúde e de outros serviços essenciais.

    - Fornecimento de refeições escolares a alunas/os carenciadas/os.

    - Projeto “Não saia de casa, Em Linha para si!”, dirigido à população com mais de 65 anos, residente no concelho de Palmela (atendimento telefónico, através do número 800 101 500, confidencial e sem custos para o utilizador);

    - Fornecimento de refeições a famílias carenciadas através de IPSS.

    - Projeto “Palmela Mask, (A)Linhas? (A)Linhas por ti, por mim, por NÓS…”, que, com recurso ao voluntariado, e em articulação com as IPSS e juntas de freguesia, visa produzir máscaras comunitárias, sendo a matéria-prima fornecida pela autarquia.

  • Apoios Socioeconómicos

    - Adiamento na emissão da faturação, referente ao mês de março, das refeições escolares dos alunos do 1º ciclo do ensino básico e das crianças da educação pré-escolar e das atividades de Animação e Apoio à Família, no âmbito do pré-escolar.

    - Prazo adicional de 90 dias para pagamento de água ao Município face à data limite da fatura.

    - Suspensão dos cortes no abastecimento de água por 90 dias.

    - Prorrogação de prazos por mais 30 dias seguidos em processos/vistorias que dependam da Autarquia.

    - Não atualização das rendas dos fogos municipais e período de carência de 90 dias para pagamento, sem juros ou penalizações.

    - Apoio financeiro extraordinário às IPSS do concelho, com serviços de apoio à população.

    - Alargamento do tarifário social aos/às utilizadores/as domésticos/as, titulares de contrato de água, que se encontrem em situação comprovada de desemprego.

    - Alargamento aos/as utilizadores/as domésticos/as do 1º Escalão da Tarifa Variável de água até aos 15 metros cúbicos mensais.

    - Isenção da tarifa fixa de água aos consumidores não-domésticos, com contadores até 25 mm, abrangendo assim, as micro, pequenas e médias empresas.

    - Isenção das tarifas fixas de água, saneamento e resíduos às IPSS, coletividades e demais entidades de reconhecido interesse público no concelho de Palmela.

  • Atividades Económicas

    - Serviço de entregas ao domicílio no Mercado Municipal de Pinhal Novo.

    - Supermercados do concelho com horário prioritário para pessoal da saúde, emergência e socorro, forças de segurança e serviços de apoio social.

    - Apoio aos estabelecimentos de restauração e comércio com fornecimento de refeições em takeaway e entrega de encomendas, através de divulgação online e junto da comunicação social.

    - Diagnóstico dos impactos económico-sociais da pandemia Covid 19, no setor vitivinícola.

    - Campanha de promoção dos vinhos do concelho de Palmela na página de facebook do turismo.

    - Divulgação, no site do Município, de medidas nacionais de apoio ao tecido económico.

    - Isenção, a título excecional, do pagamento de taxas ou rendas das concessões municipais encerradas durante a pandemia (esplanadas, concessões em mercados municipais, etc).

    - Redução do horário de funcionamento do Mercado Municipal de Pinhal Novo e aplicação de Plano de Contingência.

    - Suspensão dos Mercados de produtores e de Levante entre os dias 20 de março e 17 de abril;

    - Funcionamento dos mercados de produtores a partir do dia 18 de abril, com regras de distanciamento e segurança, restrições de acesso e distribuição de máscaras aos clientes;

    - Isenção do pagamento das taxas de ocupação dos espaços de venda referentes aos meses de março e abril.

  • Espaço público

    - Ações de desinfeção do espaço público e arruamentos em zonas urbanas, em especial nas zonas de abastecimento (junto a farmácias, comercio local e grandes superfícies), jardins e locais de maior circulação pedonal, tais como terminais de transportes públicos e locais de deposição de resíduos. Todos os locais são desinfetados em média duas vezes por semana.

    - Desinfeção com germicida das tampas e pegas dos equipamentos de deposição de resíduos indiferenciados e de recolha seletiva, em parceria com a Amarsul.

    - Encerramento de todos os espaços de jogo e recreio do concelho.

  • Proteção Civil

     

    - Criação de uma subcomissão de saúde da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Palmela, a funcionar em regime permanente, constituída pelas Corporações de Bombeiros de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo, a Segurança Social, o Destacamento da GNR de Palmela, Autoridade de Saúde local e Câmara Municipal de Palmela;

    - Instalação do Posto de Comando Municipal PC-MUN;

    - Apoio com Equipamentos de Proteção Individual (máscaras, luvas, fatos,…) álcool, hipoclorito de sódio, aos corpos de Bombeiros, IPSS, Associações de Idosos, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Juntas de Freguesia;

    - Distribuição de álcool-gel, viseiras e equipamentos de proteção individual a estruturas residenciais de idosos privadas/particulares, em situação de emergência.

    - Identificação e reserva de espaços que poderão, em caso de emergência, garantir o alojamento e alimentação de cidadãos, equipas de profissionais de saúde, bombeiros e GNR.

    - Plano de evacuação e recolocação em situação de emergência COVID-19 de estruturas residenciais de idosos e outras

    - Desinfeção, por pulverização de antivírico, dos lares de idosos/as, centros de acolhimento, lares residenciais e outras estruturas das instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), quartéis de bombeiros e instalações municipais.

    - Protocolo com Laboratório de Análises Clínicas para a realização de Testes COVID-19 a bombeiros das corporações do concelho e trabalhadores municipais, que tenham estado em contacto, nas suas funções, com cidadãos infetados;

    - Criação e apetrechamento de um Centro de Alojamento de Emergência Municipal.

  • Sensibilização da população

    - Campanha de apelo ao não abandono de animais.

    - Campanha de esclarecimento sobre deposição correta de resíduos domésticos.

    - Campanha de esclarecimento sobre medidas a tomar no regresso a casa.

    - Produção e distribuição de uma edição especial do Boletim “Palmela Informa COVID-19”.

    - Afixação de cartazes sobre normas de circulação e afastamentos mínimos em ciclovias, percursos pedonais e parques de merendas.

  • Serviços culturais /desportivos não presenciais

    - Disponibilização de livros online pela Rede Municipal de Bibliotecas Públicas.

    - Realização da atividade À Janela… com Desporto, Fotografia, Música, “Hora do Conto” e outras novidades online.

    - Atividades do Museu Municipal de Palmela no Facebook.

    - Programa “De minha casa vejo o mundo”, proporcionando às famílias bons momentos de entretenimento. Diariamente, nas redes sociais do Município (canal Youtube e página de Facebook Catavento), há acesso a um conjunto de vídeos com propostas para todas as idades: desporto, música e atividades infantis, com a participação de personalidades conhecidas do concelho.

  • Serviços municipais

    - Encerramento de todos os postos de atendimento da autarquia, mantendo o atendimento presencial por marcação. Reforço do atendimento telefónico e por e-mail. Criação de endereço específico para processos de urbanismo.

    - Suspensão do atendimento social presencial a munícipes, salvaguardando-se as situações de emergência.

    - Reforço de equipas municipais para atendimento telefónico e por e-mail.

    - Manutenção do atendimento a munícipes pelos eleitos, por telefone e /ou videochamada.

    - Encerramento de todos os equipamentos municipais.

    Nota: esta medida já sofreu atualização. Consulte aqui e aqui.

    - Suspensão/adiamento das iniciativas públicas e programas culturais, turísticos e desportivos.

    - Suspensão temporária do Miniautocarro do Centro Histórico de Palmela.

    - Suspensão da cedência de viaturas municipais a entidades externas.

    - Não licenciamento de atividades privadas/associativas que concentrem pessoas.

    - Encerramento do cemitério municipal, salvo para a realização de funerais, apenas destinados a familiares mais próximos.

    Nota: esta última medida já sofreu atualização. Mais informações aqui.  

  • Trabalhadores/as municipais

    - Ativação do Plano de Contingência interno da Câmara Municipal de Palmela.

    - Criação de endereço eletrónico interno para responder a dúvidas relacionadas com o COVID-19.

    - Desdobramento das deslocações das equipas de intervenção no exterior em diversas viaturas, para redução das possibilidades de contágio.

    - Implementação do regime de teletrabalho e trabalho à distância.

    - Implementação de jornada contínua e rotatividade de turnos para evitar aglomeração de trabalhadores/as.

    - Reforço do stock e distribuição de equipamentos de proteção individual aos/as trabalhadores/as, com especial incidência para as equipas de exterior.

    - Reforço da informação interna e formação aos/as trabalhadores/as pelo serviço de saúde ocupacional.

    - Nebulização com antivírico nos edifícios com maior concentração/aglomeração de trabalhadoras/es.

    - Testes de despistagem COVID-19 para trabalhadoras/es que tenham estado em contacto, no âmbito das suas funções, com cidadãs/aõs com infeção COVID-19 confirmadas.

    - Medição da temperatura corporal, aleatoriamente, em vários serviços municipais.

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