Águas de Abastecimento
Captações públicas
A água destinada ao consumo humano distribuída no Concelho de Palmela tem origem em 43 furos de captação subterrânea distribuídos em toda a área geográfica do Concelho.
Rede de Distribuição:
Existem 674,30km de condutas no Concelho de Palmela assegurando o abastecimento a cerca de 97% da população total do Concelho.
Tratamento
O tratamento efectuado à água captada baseia-se na desinfecção por adição de hipoclorito de sódio.
Controlo da qualidade da água para consumo humano
A Câmara Municipal de Palmela, como entidade gestora de abastecimento público de água, elabora e implementa anualmente o Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) para consumo humano, dando cumprimento ao número 2 do art.º 14 do Decreto-Lei 306/07, de 27 de Agosto.
O PCQA é aprovado pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), e contempla a realização de análises à água distribuída, abrangendo os diversos parâmetros previstos por lei, em vários locais nas 21 Zonas de Abastecimento deste Concelho.
Os parâmetros a analisar estão agrupados em 3 grupos (Controlo de rotina 1; controlo de rotina 2 e controlo de inspecção) e incluem análises físico-químicas, microbiológicas, organolépticas, incluindo também pesticidas e radionuclídeos.
A Câmara Municipal, publica trimestralmente os editais de qualidade da água distribuída, onde constam, de acordo com a legislação em vigor:
• O número de análises que a autarquia é obrigada a realizar no trimestre (de acordo com o PCQA);
• A percentagem de análises realizadas;
• A escala de valores que legendam as análises;
• Os valores, máximo e mínimo, obtidos no controlo;
• A percentagem de análises que cumprem a legislação;
• Informação sobre as acções desenvolvidas quando algum dos valores não cumpriu os limites legais, nomeadamente: as causas desse incumprimento e as medidas correctivas implementadas
Para além destas análises, efectua ainda no contexto do Plano de Controlo Operacional das infra-estruturas inerentes ao abastecimento de água, a realização de análises suplementares em toda a área do concelho, nomeadamente:
• Ao desinfectante (cloro) e pH, diariamente, para controlo operacional;
• Aos fontanários não ligados à rede pública, semestralmente;
• Às captações de produção de água para consumo humano e aos reservatórios de armazenamento, semanalmente;
As análises são efectuadas por um laboratório acreditado pela ERSAR através da contratação de fornecimento de serviços e acompanhadas por técnicos da CMP. A CMP, ciente do incómodo que as visitas de verificação de qualidade da água podem trazer, selecciona maioritariamente instalações comerciais. Porém, existem locais onde poderá necessário abordar clientes particulares. Contamos com a colaboração de todos os titulares de contrato de fornecimento de água, no sentido de permitirem o acesso ao interior do local de consumo para efectuar colheitas de água. Alertamos para o facto de que todos os funcionários da CMP afectos a este serviço estarão sempre devidamente identificados.