Passe Navegante com forte adesão

Com o Passe Navegante, em vigor na Área Metropolitana de Lisboa desde o início deste mês, assistiu-se à maior alteração tarifária das últimas décadas, desde a criação do passe social, em 1977. Segundo dados avançados pela AML, esta mudança traduziu-se também numa forte adesão e interesse por parte da população.
Tratam-se ainda de dados provisórios, que agregam a informação disponibilizada até agora pelos sistemas de bilhética dos diversos operadores (ainda incompletos) e pela OTLIS (entidade gestora do sistema de bilhética). Por outro lado, são dados que, quando comparados com o período homólogo de 2018, requerem ainda que se acautelem diferenças relevantes, tais como os diferentes períodos de férias escolares e a possível coexistência com os anteriores títulos deslizantes cuja validade poderá terminar até ao final deste mês, e que determinou a necessidade de disponibilização pela AML de um título provisório de 7 dias.
Contudo, os dados relativos ao período em que se iniciou a venda dos novos passes, a 21 de março através do portal VIVA, e a 26 de março nas redes de venda dos operadores e rede Multibanco, indicam que foram adquiridos, até ao dia 5 de abril, mais de 411.000 passes NAVEGANTE, válidos para o mês de abril.
Tratando-se de dados provisórios e com todas as cautelas de análise, se comparados os períodos homólogos de 1 de março a 5 de abril, em 2019 foram vendidos mais de 195 mil passes do que em 2018, o que representa um crescimento superior a 30%.
Os novos NAVEGANTE vendidos nos primeiros 5 dias do mês de abril representaram cerca de 87% de todos os passes comprados na AML, correspondendo assim a uma efetiva simplificação do sistema tarifário, tendo presente que anteriormente os títulos intermodais representavam, em média, 50,7% das vendas de passes.
O NAVEGANTE +65 representa cerca de 12,5% dos novos NAVEGANTE vendidos.
O dia 1 de abril foi o dia em que se registou maior número de vendas, com o carregamento de mais de 93.000 títulos.
Recorde-se que os novos passes sociais “Navegante” estão em vigor desde o dia 1 de abril, em várias modalidades, que abrangem desde a deslocação dentro de cada concelho da Área Metropolitana de Lisboa (AML) até à circulação em todos os meios de transporte público de passageiros da AML. A comparticipação do Município de Palmela para a concretização deste passe e o reforço do serviço de transporte rodoviário é de 1.256.620 euros anuais.