2 a 4 de julho: não perca as novas sugestões para “Ver, Ouvir e Ler”!

No fim de semana de 2 a 4 de julho, não perca o novo conjunto de sugestões online da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela para “Ver, Ouvir e Ler”: “O Colapso”, de Les Parasites, “Sometimes I Sit And Think, Sometimes I Just Sit”, de Courtney Barnett, e “A Nossa Parte da Noite”, de Mariana Enriquez.
“O Colapso” é uma série francesa de oito episódios, filmados em plano-sequência pelo coletivo Les Parasites. Mostra-nos, de forma exemplar, a frágil e instável condição humana, assente num sistema capitalista extremo, onde o poder, o dinheiro e o lucro dão todas as cartas, fechando os olhos a um fim do mundo expectável, mas que todos vão varrendo para debaixo do tapete.
Pegando num triunvirato (guitarra, baixo e bateria) que parecia estar condenado a fazer parte de um museu de sonoridades extintas, a australiana Courtney Barnett editou “Sometimes I Sit And Think, Sometimes I Just Sit”, um disco de estreia para ouvir no Spotify, que reinventou, de certa forma, o sonho rock nascido nos anos 90. A voz de Courtney, que navega entre o canto e o espírito crooner (mais contado que cantado), fala de desapontamento e de esperanças, falsas e por cumprir, revelando um olhar fotográfico bastante apurado sobre a vida mundana. Courtney faz de si própria a personagem principal destas fascinantes 11 histórias, carregadas de humor, sátira e crítica social.
“A Nossa Parte da Noite”, de 2020, é o primeiro romance de Mariana Enriquez. Em tempos de ditadura militar, um pai e um filho atravessam a Argentina de carro, procurando escapar a um destino escolhido por forças alheias a que parece ser impossível escapar. Tal como o pai, a Gaspar está destinado o papel de médium numa sociedade secreta, conhecida como a Ordem, uma entidade com séculos de existência, que procura alcançar a vida eterna. Mariana Enriquez move-se entre a dor, a anestesia e o medo, cruzando o real e o imaginário e mostrando como a mente humana encontra, no meio dos escombros, formas de superar o mal.
Aceda aos canais digitais do Município (Facebook e Instagram Palmela Município), onde pode encontrar as imagens de capa e mais informação sobre as sugestões deste projeto municipal.
Sugestão VER
Aceda aqui à sinopse
Sugestão OUVIR
Aceda aqui à sinopse
Sugestão LER
Aceda aqui à sinopse