Câmara adjudica remoção de amianto na EB Hermenegildo Capelo

Escola hermenegildo capelo 1 1024 2500
2020/10/02

A Câmara Municipal de Palmela adjudicou a obra de substituição das coberturas de fibrocimento da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Hermenegildo Capelo, em Palmela, por cerca de 122.000€. Estas coberturas, que ainda existem em três edifícios da Escola, vão ser substituídas por outras em painel sandwich de poliuretano, material mais eficiente e seguro.

Recorde-se que, em setembro, o Município tinha já adjudicado, pelo valor de 26.289€ (+IVA), a empreitada de substituição da cobertura em fibrocimento na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos José Maria dos Santos, em Pinhal Novo. Tendo sido já realizadas duas intervenções para retirada do amianto, esta obra corresponde, assim, à terceira e última fase de substituição do fibrocimento ainda existente numa parte do telhado.

A remoção de produtos que contêm fibras de amianto nos edifícios públicos está expressa na lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro. No concelho de Palmela, existe amianto apenas nestes dois estabelecimentos de ensino, da responsabilidade da Administração Central.

O Município e a comunidade educativa reclamavam há muito estas intervenções, que agora são realizadas pela Autarquia, enquadradas pela celebração de um Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal e a Secretaria de Estado da Educação, já oficializado. As obras vão ser cofinanciadas com recurso a fundos comunitários.