Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Centro Jovem Tejo recebe apoio municipal para combate à pandemia

Apoio 1 1024 2500
2020/11/20

A Associação Centro Jovem Tejo vai receber um apoio financeiro municipal no valor de 2.000€, destinado a comparticipar as despesas decorrentes das medidas de combate à pandemia, em prol da promoção da saúde e da segurança de todos os seus utentes. A atribuição da verba foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 18 de novembro.

A Associação atua na prevenção, reabilitação e reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências. Desenvolve atividade no concelho há cerca de três décadas, através do trabalho promovido na Comunidade Terapêutica “Luís de Barros”, em Quinta do Anjo, e no Apartamento de Reinserção, em Palmela. A Comunidade Terapêutica integra, atualmente, 13 jovens menores e três utentes com mais de 18 anos, encontrando-se dois destes no Apartamento de Reinserção.

Para o desenvolvimento do seu trabalho, o Centro conta com os apoios financeiros decorrentes da convenção com o Ministério da Saúde e com os Centros Distritais de Segurança Social, que são manifestamente insuficientes face às despesas decorrentes do normal funcionamento da instituição, para além de se encontrarem desatualizados. A IPSS depara-se com significativas despesas, que se têm vindo a avolumar, uma situação agravada pela não comparticipação atempada, quer por parte do Ministério da Saúde, quer por parte dos Centros Distritais de Segurança Social, que conduz à rotura financeira da instituição.

No combate à pandemia, mesmo sem qualquer apoio do Ministério da Saúde, a Comunidade empenhou-se em proteger os seus utentes, equipas e colaboradores de uma possível contaminação, com a aquisição de EPI - equipamento de proteção individual, o que levou a um maior agravamento da situação financeira.

O Município vai atribuir este apoio reconhecendo que o Centro desempenha um importante papel na prevenção, reabilitação e reinserção na vida ativa dos jovens e adultos que acompanha, através de uma resposta social cujo encerramento poderá representar um problema social para as pessoas e famílias envolvidas e para a própria comunidade.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados