Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Diretora do Fundo Ambiental satisfeita com andamento dos trabalhos | Visita à Ribeira da Salgueirinha confirma importância e arrojo da obra de regularização

Destaque 1 1024 2500
2020/10/29

A Secretária Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática e Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Ferreira de Carvalho, visitou, no dia 28 de outubro, as obras em curso de Regularização da Ribeira da Salgueirinha, em Pinhal Novo.

Os troços intervencionados até ao momento em diversos pontos da vila – e que já permitiram minimizar os efeitos da recente intempérie - foram apresentados pelo Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, que deu, também, a conhecer os próximos passos desta obra, reivindicada há mais de três décadas pela população e com conclusão prevista para o final do primeiro semestre de 2021.

Depois de confirmar, no terreno, a dimensão e a complexidade da empreitada, a Secretária Geral mostrou-se muito agradada com o andamento dos trabalhos, destacando a importante relação estabelecida com o Município para a concretização deste objetivo.

A empreitada de Regularização da Ribeira da Salgueirinha abrange uma extensão de 5 quilómetros, entre o Vale do Alecrim e a Barragem da Brejoeira, e representa um investimento superior a 2,5 milhões de euros, sendo um dos 10 maiores projetos nacionais que o Fundo Ambiental está a apoiar, no momento, em matéria de recursos hídricos. Os trabalhos são comparticipados em 85% pelo Fundo, cabendo o remanescente ao Município de Palmela, que assumiu, também, a responsabilidade do desenvolvimento do processo.

Além da regularização do leito, limpeza e desobstrução, a obra inclui onze atravessamentos hidráulicos e é determinante para a qualidade de vida das populações, do ponto de vista da segurança e da qualidade ambiental, pelo seu papel como medida mitigadora dos efeitos das alterações climáticas na região. Depois de finalizada a obra, é intenção do Município enquadrar a Ribeira com um parque verde urbano, para melhor fruição desta importante linha de água.

Visita à Ribeira da Salgueirinha.
Visita à Ribeira da Salgueirinha.
Visita à Ribeira da Salgueirinha.
Visita à Ribeira da Salgueirinha.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados