“É sexta-feira! Vamos falar” de depressão

Este mês, a campanha de educação para a saúde mental “É sexta-feira! Vamos falar, porque há conversas que devemos ter” regressa com o tema “A depressão não escolhe idades”. Nas duas últimas sextas-feiras de abril (dias 22 e 29), no site e nas redes sociais Palmela Município, encontre informação especializada e um documentário sobre esta problemática.
O atual contexto, amplamente marcado pela crise pandémica e pela guerra na Ucrânia, levanta novas questões. Verifica-se um agravamento de situações de depressão e ansiedade que, muitas vezes, ficam “fechadas” em cada pessoa, sem se verbalizarem as emoções e levando a problemas físicos.
A depressão afeta pessoas de todas as idades, provoca angústia e tem impacto na capacidade de as pessoas realizarem até mesmo as tarefas diárias mais simples, com consequências por vezes devastadoras para o relacionamento com a família e amigas/os. Na pior das hipóteses, pode levar ao suicídio.
É muito comum que as pessoas com depressão, independentemente da idade, não procurem ajuda, por vergonha, por não reconhecerem os sintomas ou porque pensam que seria um sinal de fraqueza. É essencial estar informado, de modo a desmistificar e agir de forma preventiva. Uma melhor compreensão do que é a depressão e como pode ser prevenida e tratada ajudará a reduzir o estigma associado e a que mais pessoas procurem ajuda.
“Vamos Falar” é uma campanha nacional de promoção da saúde mental da APDC - Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário, com chancela da Direção-Geral da Saúde, da qual o Município de Palmela é parceiro.
Notícias relacionadas
-
/viver/noticias/noticia/e-sexta-feira-vamos-falar-de-perturbacoes-alimentares
“É SEXTA-FEIRA! VAMOS FALAR” de perturbações alimentares
16 Fev 2022 -
/viver/noticias/noticia/e-sexta-feira-vamos-falar-direito-a-saude-mental-na-idade-maior
“É sexta-feira! Vamos Falar”: direito à saúde mental na Idade Maior
21 Out 2021