Município de Palmela e SNS unidos pela vacinação contra a gripe

Vacinacao 1 1024 2500
2020/10/22

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) deu início, no dia 19 de outubro, à segunda fase de administração da vacina contra a gripe. Depois de vacinados os principais grupos de risco, esta nova fase destina-se aos restantes grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, incluindo cidadãs/ãos com idade igual ou superior a 65 anos.

Palmela, Município Embaixador da Vacinação, iniciou, em julho, um trabalho de colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com vista à construção de um plano intenso de vacinação contra a gripe para a população mais idosa e vulnerável do Concelho. Este plano identificou 12.715 utentes (o total de inscritas/os com 65 ou mais anos nas Unidades de Saúde do Concelho), que estão a ser contactadas/os pela respetiva Extensão de Saúde, a fim de agendar a vacinação.

Para aliviar a pressão no SNS, em período de pandemia, e pelo elevado número de habitantes, a vila de Pinhal Novo contará com mais dois locais de vacinação – um equipamento municipal e um parceiro da rede social - assegurando o Município a logística e higienização:

• Piscina Municipal de Pinhal Novo – Enfermaria (lado norte) | terças e sextas-feiras, das 9h00 às 16h00
  • Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo (lado sul) | terças e sextas-feiras, das 9h30 às 16h00

Como complemento, o Município aderiu, ainda, ao Programa “Vacinação SNS Local”, que permite às/aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos o acesso à vacina da gripe, gratuita, nas farmácias do Concelho.

A vacina contra a gripe diminui muito o risco de contrair a infeção, e se for infetada, a pessoa vacinada terá menor risco de complicações.

Mais informação aqui