Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Óleos Alimentares Usados abastecem frota municipal

Entrega de biodiesel   semana da mobilidade 1 1024 2500
2020/10/08

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu de 16 a 22 de setembro, o biodiesel produzido com OAU - Óleos Alimentares Usados ajudou a abastecer os autocarros e outras viaturas da frota municipal, num total de 400 litros, no âmbito da iniciativa “OAU’tocarro - Energia Sustentável”.

Os OAU representam um grave problema ambiental, quando indevidamente deitados nos esgotos urbanos, dificultando o trabalho das ETAR - Estações de Tratamento de Águas Residuais.

Comportam também um potencial perigo de contaminação, quer dos solos, quer das águas.

Estes óleos podem ser valorizados, dando origem a produtos como biodiesel e sabão, sendo, por isso, essencial que sejam depositados nos locais próprios.

Para garantir um encaminhamento adequado, a Câmara Municipal de Palmela, em parceria com a ENA - Agência de Energia da Arrábida e a empresa Biocanter e no âmbito do projeto RECOIL, desenvolveu e instalou a rede municipal de recolha de óleos alimentares usados. Neste momento, a rede conta com 35 pontos para deposição de OAU, distribuídos pelas várias freguesias (oleões de exterior, com capacidade para 360 litros). Também existem algumas barricas de 45 litros disponibilizadas em entidades parceiras e escolas, por todo o concelho.

Tem-se registado um aumento do número de pontos da rede de recolha e da quantidade de OAU recolhida. Desde 2012 e até junho deste ano, já foram recolhidos 22.620 litros de OUA, que permitiram a produção de 16.965 litros de biodiesel, dos quais foram cedidos 1.295 litros à Autarquia, no âmbito da Semana da Mobilidade.

Aceda a www.cm-palmela.pt/pages/1346 para saber qual o ponto de recolha mais próximo da sua residência e ajude o ambiente, contribuindo para o correto encaminhamento e tratamento deste resíduo!

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados