Projeto ERASMUS + trAEce visita Município e prepara formação

A equipa internacional do Projeto ERASMUS + trAEce esteve em Palmela entre 25 e 29 de outubro, para preparar o Curso Profissional em Agroecologia para agricultoras/es, a realizar em breve, no concelho.
Ao longo da semana de trabalho, professoras/es e investigadoras/es universitárias/os, agricultoras/es, formadoras/es e educadoras/es estiveram em Palmela, a convite da associação GAIA, parceira portuguesa do projeto, para testar as metodologias desenhadas e conhecer casos de boas práticas.
«Escolhemos a vila de Palmela como local de acolhimento desta formação interna pela presença de projetos de alto interesse para o tema, como a FINCA EQUILIBRIUM, a Biovilla, assim como pela localização estratégica em relação a outros locais a visitar, como Sintra, Montemor-o-Novo e Alvalade do Sado» disse a responsável pela iniciativa, Rita Queiroga.
No decorrer de uma viagem ao Poceirão, as/os participantes, provenientes da Hungria, República Checa, Roménia e Áustria, exprimiram a sua surpresa ao verem vinha em solo de areia e parcelas de terra nua como no deserto, dado a água ser abundante nas suas terras e não conhecerem a realidade da seca.
O Projeto ERASMUS + trAEce, financiado pela Comissão Europeia [2019-2022], pretende facilitar a transição agroecológica, dado a transformação de práticas ser imprescindível para fazer face às alterações climáticas. A não adoção de novas práticas, terá um impacto profundo na perda de solo e da agrobiodiversidade, no despovoamento do interior e na pobreza rural, em doenças associadas à fome e a dietas que têm por base ultraprocessados, entre outros aspetos.
O Curso Profissional em Agroecologia encontra-se na fase final de elaboração. As/ interessadas/os em frequentar esta formação, devem formalizar o seu interesse, enviando um email para: formacao.comunidade@cm-palmela.pt.