Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Recolha de resíduos porta a porta: 2.ª fase arrancou nos Portais da Arrábida

Recolha portaporta 1 1024 2500
2020/11/27

A segunda fase do projeto piloto de recolha de resíduos porta a porta, implementado pela Câmara Municipal de Palmela e pela Amarsul, já está a funcionar na Urbanização Portais da Arrábida, em Quinta do Anjo, desde 26 de outubro.

Recorde-se que a segunda fase arrancou a 18 de outubro, no Bairro Padre Nabeto, em Aires. Nestas duas localidades, foram distribuídos 432 contentores (282 em Padre Nabeto e 150 nos Portais da Arrábida).

Cada habitação recebe três contentores de 120 litros: cinzento para a deposição de resíduos indiferenciados, amarelo para embalagens plásticas e metálicas e azul para cartão e papel. O vidro continua a ser colocado nos vidrões existentes na via pública, para evitar os incómodos causados pelo ruído que a recolha deste resíduo provoca. A recolha de monos e resíduos verdes até ao limite de 1 m3 passa a ser efetuada mediante agendamento telefónico para os serviços da Câmara Municipal.
A recolha é feita à porta das habitações, em dias pré-marcados, evitando deslocações para a deposição dos resíduos. Ao nível do espaço público, também há benefícios, com a libertação dos passeios para uso dos peões e melhor acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, contribuindo, ainda, para evitar situações incómodas de abandono de resíduos nas ruas.

O projeto - que arrancou em julho, em Pinhal Novo, na Urbanização Vila Serena e no Bairro Lencastre, com 300 moradias - representa um investimento municipal significativamente mais elevado que o sistema de recolha comunitária. No entanto, este método é compensado pelos benefícios para todas as partes envolvidas: as famílias, o Município e a Amarsul. A Autarquia prevê o alargamento faseado a outros núcleos urbanos do concelho.

As/os moradores que, inicialmente, preferiram não aderir a este serviço podem fazê-lo a qualquer momento, contactando a Divisão de Serviços Urbanos, pelo telefone 212 336 624.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados