Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Reforço da cobertura para aumentar taxa de vacinação - Município apoia vacinação contra a gripe nas farmácias do Concelho

Vacinacao 1 1024 2500
2020/10/20

O Município de Palmela aderiu ao Programa “Vacinação SNS Local”, que permitirá às/aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos o acesso à vacina da gripe, gratuita, nas farmácias do Concelho. A decisão foi comunicada ontem, dia 19 de outubro, numa reunião com representantes da Associação Nacional das Farmácias, da Associação de Farmácias de Portugal e das Farmácias do Concelho, que se mostraram satisfeitas/os com a notícia, sinónimo de reforço da disponibilidade de vacinas nestes estabelecimentos.

Desde julho que Palmela, Município Embaixador da Vacinação, tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, no sentido da construção de um plano intenso de vacinação contra a gripe para a população mais idosa e vulnerável. A Saúde Pública apresentou um plano para vacinar 12.715 utentes (o total de inscritas/os com 65 ou mais anos nas Unidades de Saúde do Concelho), solicitando apoio na disponibilização de dois espaços/equipamentos municipais na vila de Pinhal Novo, que permitam descentralizar a administração das vacinas no núcleo populacional com mais utentes. Ainda assim, o Município considera que a situação de pandemia condicionará a normal prestação deste serviço, nomeadamente, pelo aumento de trabalho no SNS.

As Farmácias constituem uma rede de serviços de saúde complementar e prestam um apoio insubstituível à comunidade, em particular, nas zonas rurais e mais distantes dos principais centros urbanos. Por via do Programa “Vacinação SNS Local”, dinamizado pela Associação Dignitude, o Município de Palmela irá comparticipar a administração de vacinas contra a gripe a munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, em todas as farmácias do Concelho.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados