Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Arquivo Municipal

Constituído como Arquivo Municipal desde 2001, tem como missão garantir a gestão integrada dos documentos de arquivo da autarquia, implementando medidas adequadas desde a constituição à conservação e divulgação, assim como sensibilizar para a preservação de fundos externos de interesse municipal.

As suas competências incidem sobre a documentação corrente, intermédia e histórica da autarquia, numa perspetiva integrada, estruturando-a desde o momento da sua produção administrativa até à consulta com fins de investigação.
Em arquivo corrente as competências materializam-se na definição e apoio à implementação nas unidades orgânicas de orientações e instrumentos de organização e estruturação.

O Arquivo Municipal receciona a documentação de idade intermédia, e procede à desinfestação, higienização, descrição, conservação, avaliação, seleção e eliminação dos documentos e resposta a pedidos de informação/documentação.
A documentação de conservação definitiva está disponível à consulta para utilizadores internos e externos, competindo ao Arquivo Municipal preservá-la, promover a sua reprodução e divulgação.

Compete-lhe também planear, programar, coordenar e executar, em colaboração com outras unidades orgânicas, ações de deteção, inventariação, conservação e organização de fundos documentais com interesse histórico existentes no concelho e a sensibilização para a conservação e/ou a incorporação a título de depósito, doação ou compra de coleções ou fundos documentais externos promovendo o seu tratamento, preservação e divulgação.

Os fundos e coleções à sua guarda traduzem-se em cerca de 3000 ml de documentos. Para além do arquivo da Câmara Municipal, conta com outros fundos ou coleções depositados ou cedidos para digitalização. Estes são na sua maioria fruto de protocolos de depósito ou de colaboração, decorrentes do PRAIM – Programa de Recuperação de arquivos de Interesse Municipal, programa que permitiu a deteção e salvaguarda de fundos de interesse municipal.
Outro projeto dinamizado pelo Arquivo, com o objetivo de salvaguardar a memória, espelho da história coletiva do concelho, é o Projeto de Recolha de Fotografias “Uma Imagem, Mil Memórias” .

O Arquivo Municipal também tem desenvolvido outras ações de divulgação, tais como exposições temáticas e publicações.


Informações e contactos:

Arquivo Municipal de Palmela

Rua Heliodoro Salgado, n.º 8, 2950 – 241 Palmela
Tel. 21 233 66 13, Fax 21 233 66 14
arquivo.municipal@cm-palmela.pt

Horário: 08:30h às 12:00h e 13:00h às 16:30h.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados