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Loja Móvel do Cidadão

A Câmara Municipal de Palmela disponibiliza a primeira Loja Móvel do Cidadão do país, uma viatura de atendimento móvel que circula por todas as freguesias do concelho, com especial atenção para as áreas rurais, e que permite aos munícipes com maiores dificuldades de deslocação resolver os assuntos que sejam da competência do município junto dos seus locais de residência.

A viatura foi desenvolvida numa parceria entre a Câmara Municipal, a AutoVision (grupo AutoEuropa) e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, com base na adaptação de uma carrinha Volkswagen Sharan Tdi, de forma a incluir um “escritório móvel”, com o equipamento logístico e informático necessário à realização de atendimento aos munícipes. Através de tecnologia 4G, é feito o acesso remoto a todas as aplicações informáticas utilizadas pela Câmara Municipal.


Além de responder ao objetivo específico e pioneiro da Câmara Municipal de Palmela, este projeto criou oportunidades de negócio para os agentes envolvidos, que poderão vir a ganhar novos clientes que se revejam neste modelo de atendimento.

O concelho de Palmela é o maior da Área Metropolitana de Lisboa, com 462 quilómetros quadrados de área.

O Atendimento Móvel constitui um complemento valioso no objetivo de desconcentração dos serviços e na melhoria da resposta prestada pela autarquia.

Enquanto Loja Móvel do Cidadão, disponibiliza, no mesmo espaço, serviços de diferentes entidades da Administração Central e do Município.

Na viatura móvel é possível tratar dos mesmos assuntos disponíveis nos balcões de atendimento municipal, nomeadamente:

• Urbanismo;
• Águas, esgotos, despejo de fossas;
• Resíduos sólidos;
• Publicidade e ocupação de espaço público;
• Vistorias higio-sanitárias;
• Pagamentos de refeições do âmbito do programa de alimentação, e transportes escolares;
• Informação e apoio ao consumidor;
• Agendamento de registo de cidadãos comunitários;
• Licenciamento de bailes, provas desportivas e divertimentos públicos, exploração de máquinas de diversão, vistorias e recintos de espectáculos;
• Apresentação de opiniões, sugestões ou reclamações;
• Informação sobre situações de intervenção urgente a decorrer no concelho (rede viária, águas e esgotos ou resíduos sólidos);
• Informação sobre a oferta cultural, desportiva, turística e de lazer.


Além dos serviços prestados nos postos de Atendimento Municipal, é possível tratar de assuntos relacionados com ADSE, Caixa Geral de Aposentações, Direção Geral da Administração da Justiça, Autoridade Regional de Saúde, Portal do Cidadão, Instituto da Segurança Social e Instituto dos Registos e Notariado.


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