Loja Móvel do Cidadão
A Câmara Municipal de Palmela disponibiliza a primeira Loja Móvel do Cidadão do país, uma viatura de atendimento móvel que circula por todas as freguesias do concelho, com especial atenção para as áreas rurais, e que permite aos munícipes com maiores dificuldades de deslocação resolver os assuntos que sejam da competência do município junto dos seus locais de residência.
A viatura foi desenvolvida numa parceria entre a Câmara Municipal, a AutoVision (grupo AutoEuropa) e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, com base na adaptação de uma carrinha Volkswagen Sharan Tdi, de forma a incluir um “escritório móvel”, com o equipamento logístico e informático necessário à realização de atendimento aos munícipes. Através de tecnologia 4G, é feito o acesso remoto a todas as aplicações informáticas utilizadas pela Câmara Municipal.
Além de responder ao objetivo específico e pioneiro da Câmara Municipal de Palmela, este projeto criou oportunidades de negócio para os agentes envolvidos, que poderão vir a ganhar novos clientes que se revejam neste modelo de atendimento.
O concelho de Palmela é o maior da Área Metropolitana de Lisboa, com 462 quilómetros quadrados de área.
O Atendimento Móvel constitui um complemento valioso no objetivo de desconcentração dos serviços e na melhoria da resposta prestada pela autarquia.
Enquanto Loja Móvel do Cidadão, disponibiliza, no mesmo espaço, serviços de diferentes entidades da Administração Central e do Município.
Na Loja Móvel do Cidadão pode tratar dos mesmos assuntos disponíveis nos balcões de Atendimento Municipal, nomeadamente:
. Pagamentos de consumo de água, resíduos sólidos, ramais, publicidade, licença de ruído, contraordenações e execuções fiscais.
. Permite, ainda, além da solicitação de informações e apresentação de sugestões/reclamações, tratar do Cartão do Cidadão (mediante marcação, através do site https://siga.marcacaodeatendimento.pt/Marcacao/Entidades# ou da Linha Cidadão - 300 003 990 ou 210 489 010, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00);
. Contratos de água;
. Autorização/cancelamento de transferências bancárias;
. Adesão/cancelamento de faturas eletrónicas;
. Pedidos de ramais de águas, esgotos e pluviais;
. Processos de publicidade e ocupação de espaço público (exceto Licenciamento Zero);
. Cartão Municipal Idade Maior;
. Pedidos de Teleassistência;
. Aquisição de sacões de entulhos de obras;
. Participação de acidentes na via pública;
. Levantamento de documentos de urbanismo.
O circuito funciona de segunda a sexta-feira, com atendimentos em todas as freguesias, em especial nas zonas rurais mais distantes dos balcões de Atendimento Municipal. São abrangidas as localidades de Cabanas, Bairro Alentejano, Bairro Assunção Piedade, Olhos de Água, Lagoinha, Aldeia Nova da Aroeira, Lagoa do Calvo, Forninho, Poceirão, Fernando Pó, Águas de Moura, Carregueira, Lagoa da Palha, Arraiados/Valdera, Palhota, Venda do Alcaide, Baixa de Palmela, Aires, Algeruz/Brejos do Assa, Cajados, Bairro Margaça, Lagameças e Lau.
Além dos serviços prestados nos postos de Atendimento Municipal, é possível tratar de assuntos relacionados com ADSE, Caixa Geral de Aposentações, Direção Geral da Administração da Justiça, Autoridade Regional de Saúde, Portal do Cidadão, Instituto da Segurança Social e Instituto dos Registos e Notariado.
Consulte aqui o Folheto Informativo e saiba o circuito e horários.
Para mais informação sobre os atendimentos municipais clique aqui.