Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

2018

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER


    ABRIL – Como treinares o teu dragão de Cressida Cowell
    A história:
    Esta é a história de um jovem Viking, Hiccup Hadoque Horrendo III, passada num tempo em que existiam dragões e durante o qual ele se tornou herói da maneira mais difícil. É importante que a leiam porque "ainda pode haver um dia em que os Heróis voltem a ser precisos. Ainda pode haver um dia em que os dragões regressem" e "quando esse dia chegar, os homens vão precisar de saber como os treinar e como os derrotar". Uma história apaixonante que já foi passada ao cinema pelo estúdio que criou o Shrek e Madagáscar e que já tem marcadas para o futuro novas aventuras com o Hiccup.

     

    dragao1

    O Autor:
    Cressida foi criada entre Londres e uma ilhazinha pouco habitada a oeste da Escócia. O nome da ilha é segredo - na verdade, o lugar era tão pequeno que poderia até mesmo não ter um nome. Lá não havia estradas, lojas ou eletricidade, apenas uma casa e a paisagem selvagem de arbustos e pássaros marinhos castigados pelo vento.

    Todos os anos, a família de Cressida passava lá quatro semanas durante o verão e mais duas na primavera. A casa era iluminada por velas, não tinha telefone nem televisão, e Cressida passava o tempo desenhando e escrevendo histórias. Foi quando nasceram os personagens que, mais tarde, dariam origem a Soluço, o mais relutante dos vikings, e seu igualmente relutante dragão Banguela.

    O Filme:


    Soluço é um adolescente viking da ilha de Berk, onde lutar contra dragões é um meio de vida. Suas opiniões avançadas e um senso de humor estranho o tornam um desajustado, apesar de seu pai ser o chefe do clã. Jogado em uma escola de combate a dragões, ele quer provar que é um verdadeiro viking, mas ao fazer amizade com um dragão machucado, ele tem a chance de mudar o futuro de seu povo.

     

    dragao

    Lançamento: 2010
    Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER


    MARÇO – O sítio das coisas selvagens de Maurice Sendak
    A história:
    Max é um rapaz que está a crescer e a entrar num mundo que não consegue controlar. O pai foi-se embora; a mãe passa cada vez mais tempo com o namorado; e a irmã está a chegar à adolescência. Ele, por seu turno, refugia-se no interior do seu fato de lobo e entrega-se aos acessos de braveza de que é frequentemente acometido. Um dia, fugindo de uma discussão em casa, encontra um barco e, navegando nele, descobre uma ilha habitada por criaturas selvagens e monstruosas, de que se tornará rei.

     

    sitio

    O Autor:

    Desde 1951 concebeu mais de 90 livros infantis, uma prestigiosa trajetória que lhe valeu em 1970 o Prémio Andersen e o Prémio Laura Ingalls Wilder em 1983. Em 1996, o Governo dos Estados Unidos atribuiu-lhe a Medalha Nacional das Artes e em 2003 concederam-lhe o Prémio Internacional Astrid Lindgren de Literatura Infantil, conjuntamente com a autora austríaca Christine Nöstlinger. Estudou Pintura e Desenho no Art Students League de Nova Iorque. Conseguiu o seu primeiro emprego como ilustrador na All America Comics e em 1951 começou a trabalhar como ilustrador para a editora Harper and Brothers. Desencadeou uma autêntica revolução no panorama literário infantil pelas ideias, forma e pelo conteúdo dos seus livros. A crítica especializada classificava-o como "um dos homens mais influentes dos Estados Unidos, pois dar forma à fantasia de milhões de crianças é uma tremenda responsabilidade.
    Nasceu em 1928 e faleceu em 2012.

     

    O Filme:


    Max (Max Records) é um menino igual aos outros. Porque não compreende o mundo dos adultos, acha-se sempre vítima das suas injustiças. Depois de uma discussão mais acesa com a sua mãe é posto de castigo no seu quarto. É então que decide fugir para "O Sítio das Coisas Selvagens", uma floresta encantada, onde encontra medonhas criaturas que, tal como ele próprio, têm grande dificuldades em lidar com as suas emoções e sentimentos. Lá, ele vai tornar-se no líder das criaturas, compreendendo por fim, como é difícil conciliar os desejos e opiniões de muitas cabeças diferentes.

    Uma história sobre monstros, enormes e horríveis, que se tornam os grandes companheiros dos meninos que querem aterrorizar.

    sitio1

    Lançamento: 2009
    Direção: Spike Jonze

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER

    FEVEREIRO – O livro da selva de Rudyard Kipling

    A história:
    Abandonada pelos pais no interior da selva indiana, uma criança morena e nua, ainda a dar os primeiros passos, é encontrada por uma alcateia - e logo esta se torna a sua alcateia. Mowgli, assim lhe chama a Mãe Loba, tornar-se-ia um dos seus lobitos e em breve aprenderia a conhecer todos os sussurros da erva, todo o sopro tépido da noite, todo o pio de mocho ou som de peixe no charco. O sábio urso Baloo e a pantera negra Bagheera, a poderosa jiboia Kaa e o ameaçador tigre Shere Khan são alguns dos fascinantes habitantes do mundo de perigos e deslumbramento, de excitação e de medos, de coragem e de amizade onde Mowgli irá crescer.
    Publicadas originalmente em revistas, estas inesquecíveis aventuras foram compiladas pela primeira vez em livro em 1894, numa edição que contou com ilustrações originais concebidas pelo pai do autor e que recuperamos nesta nova edição. Diversas vezes adaptado ao cinema O Livro da Selva é uma obra-prima da literatura juvenil, adotado pelo Escutismo como livro de referência e acarinhado por crianças e adultos de todo o mundo.

    livroselva

    O Autor:
    Rudyard Kipling nasceu em Bombaim, então Índia britânica, a 30 de dezembro de 1865. Iniciou a sua carreira literária em 1886 com a publicação do volume de poemas Departmental Ditties, afirmando-se rapidamente se como um dos escritores mais populares do Reino Unido, quer na poesia quer na prosa. Em 1894 lançou O Livro da Selva, que viria a consolidar-se como clássico juvenil por todo o mundo. O Segundo Livro da Selva foi publicado no ano seguinte e Kim, considerada a sua obra mais conseguida, saiu em 1901. Em 1907 tornou-se o primeiro autor de língua inglesa a receber o Prémio Nobel da Literatura e é, até hoje, o mais jovem escritor a quem foi atribuída a distinção (tinha 41 anos). Rudyard Kipling morreu em Londres, a 18 de janeiro de 1936.

    O filme:

    Depois de ter sua vida ameaçada por um temível tigre, Mogli, um menino criado por lobos, deixa o seu lar na selva e parte em uma viagem de autodescoberta, guiado por uma pantera austera e um urso alegre e independente.

    DESAFIO VER:

    mOGLI

    Lançamento: 2016

    Direção: Jon Favreau

  • DESTAQUE… 2018 – LER Para VER

    JANEIRO – Peter Pan

    A história:
    Peter Pan é um menino que se recusa a crescer, preferindo a vida infantil cheio de aventuras mágicas.

    Peter Pan tem como seu inimigo o Capitão Gancho, que procura vingança por ter perdido uma de suas mãos.

     

    CapaPeter

    O Autor:
    James Matthew Barrie nasceu em Kirriemuir, na Escócia, em 1860, o nono entre os dez filhos do casal David e Margaret.
    Aos sete anos sofreu um trauma muito forte com a morte do seu irmão David e a decorrente depressão da mãe.
    Quando completou treze anos, foi estudar na Glasgow Academy e, posteriormente, na Dumfries Academy, onde entrou em contato com os clássicos da literatura, antes de ingressar na Universidade de Edimburgo. Durante o período universitário, tornou-se crítico de teatro e passou a fazer parte de um grupo de debates, experiência que o ajudou a superar a timidez. Graduou-se em 1882 e três anos depois, após um breve período escrevendo para o Nottingham Journal, mudou-se para Londres, onde passou a publicar artigos e contos, sempre carregados de humor.
    Morreu de uma pneumonia em 1937.

    O Filme:


    Abordando uma nova visão sobre a origem dos personagens clássicos criados por J.M. Barrie, o filme conta a história de um órfão que se transporta para a mágica Terra do Nunca. Lá, ele encontra diversão e perigos para, finalmente, descobrir o seu destino – se tornar o herói que será conhecido para sempre como Peter Pan.

    Lançamento: 2015
    Direção: Joe Wright

     

    Peter1

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados