Projecto do Município de Palmela conquistou segundo lugar no Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal

A entrega de prémios decorreu no dia 14 de Dezembro, no auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.
Das 18 pré-candidaturas, provenientes de dez entidades, apenas 14 candidaturas chegaram ao final do processo, que decorreu entre Novembro de 2010 e Junho de 2011. Este foi constituído por uma componente de assessoria técnica, garantida por uma equipa técnica contratada pela AMRS, pela realização da auto-avaliação com base no referencial da CAF (Estrutura Comum de Avaliação), e por uma auditoria externa.
O DEIS, criado em 2000, no âmbito de uma revisão da estrutura orgânica, desenvolveu, nos últimos anos, um trabalho de qualificação das suas áreas de intervenção (Educação, Intervenção Social, Saúde e Juventude), focadas no munícipe/cliente e nas comunidades locais, bem como dos processos internos. Conhecer a evolução do DEIS e sustentar o processo de melhoria e mudança, com base no conhecimento dos seus pontos fortes e áreas a melhorar; sensibilizar e mobilizar todos os elementos do DEIS para a Qualidade; criar indicadores de desempenho para a comparação e identificar boas práticas para partilha de conhecimento entre departamentos e entre outras instituições; e receber um reconhecimento consistente do esforço do departamento no percurso para a Excelência foram os principais objectivos que nortearam a candidatura.
A candidatura do DEIS – a única apresentada por Palmela nesta edição - traduz o culminar de um trabalho de autoavaliação, de acordo com a CAF, que teve início em Junho de 2010, antes ainda de aberto o concurso da AMRS. Neste período, a equipa sistematizou os pontos fortes e as fragilidades do serviço, o que permitiu elencar as áreas de melhoria a implementar para a qualificação e introduzir alterações importantes. São exemplo a concepção dos processos-chave e consequente alteração da organização do plano de actividades do departamento para 2011, bem como a concepção e aplicação de um guião para o planeamento dos programas, projectos, actividades e serviços. Outra mais valia foi a articulação dos elementos da equipa oriundos das várias unidades orgânicas do departamento e o conhecimento aprofundado que adquiriram do trabalho que os colegas desenvolvem, contribuindo para a convicção e valorização profissional e pessoal de todos os que nele se envolveram.
Projectos premiados:
1º Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina (CEA) | C. M. Barreiro
2º Intervir para Qualificar | C. M. Palmela
3º Rede de Bibliotecas de Alcochete – Uma Rede de Vontades | C. M. Alcochete
Menções Honrosas:
- Desenvolvimento e implementação do SGQ | Assembleia Municipal de Sesimbra
- Sistema de Gestão da Qualidade – Higiene Urbana | C. M. Seixal