2022
Dia 12 de dezembro, a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, decorre a sessão pública de apresentação das propostas vencedoras nas várias freguesias, com a qual se encerra o Ciclo de 2022 do processo “Eu Participo Munícipes”.
As propostas que irão ser reveladas como as vencedoras surgiram de um conjunto de 18, resultantes das que foram submetidas em maio pelos/as munícipes, que, depois de analisadas e avaliadas técnica e financeiramente, considerou-se as que reuniam as condições definidas nas premissas do processo para submissão a votação.
Lembramos que estiveram em votação as seguintes propostas, por freguesia:
Freguesia de Marateca
a) Colocação de barreiras acústicas junto à Autoestrada
b) Pavimentação da Rua da Tábua de Salvação
Freguesia de Palmela
a) Pavimentação da Estrada do Estaleiro dos Poços
b) Saneamento Baixa de Palmela (EN212, Quinta das Asseadas e zonas limítrofes)
c) Recolha de resíduos porta-a-porta na Rua Aljubarrota, em Aires
d) Pavimentação da Rua Américo Alegria – Lau
e) Pavimentação da Rua Bento de Jesus Caraça – Montinhoso
Freguesia de Pinhal Novo
a) Projeto M. Artes – reabilitação do 1.º piso “Santa Rosa”
b) Pavimentação da Rua da Eira
c) Prolongamento da rede de água e pavimentação da Rua da Fraternidade – Terrim
d) Pavimentação da Rua José da Cruz Coelho – Terrim (troço entre a Rua 1.º de Maio e a Rua 25 de Abril)
Freguesia de Poceirão
a) Pavimentação da Rua da Etiópia
b) Pavimentação da Rua Francisco Romão – Agualva
c) Pavimentação da Rua João da Costa - Asseiceira
Freguesia de Quinta do Anjo
a) Requalificação da zona envolvente do Parque de Jogo e Recreio do Bairro dos Marinheiros
b) Saneamento na Rua Manuel João Lima Simões
c) Prolongamento do abastecimento de água na Rua do Faia – Quinta da Chapeleira
d) Remodelação das zonas verdes da Rua 5 de Outubro – Colinas da Arrábida
O Ciclo de 2022 do processo “Eu Participo Munícipes” iniciou-se em abril com a realização das primeiras sessões públicas, realizadas nas várias freguesias do concelho, nas quais se fez o apelo para a importância da participação dos/as munícipes num processo participativo que é feito dos/as e para os/as cidadãos/ãs. Foi também apresentado o calendário para o ano em curso e foi feito o balanço dos ciclos anteriores, para além da apresentação da novidade neste ano de 2022: a disponibilização da plataforma online “Eu Participo Munícipes”, disponível em https://epm.cm-palmela.pt. Trata-se de uma plataforma/portal de gestão online do processo, acessível através de computador, tablet ou telemóvel (smartphone) que permite, entre outras valências, a submissão de propostas, a votação e o acesso a agenda e notícias, para além do conhecimento do histórico de todo o processo Eu Participo Munícipes.
Em maio procedeu-se ao período de submissão de propostas, do qual resultou um total de 200 propostas validadas (convertidas, posteriormente em 52, pois muitas delas versavam sobre situações/aspetos iguais e/ou semelhantes). Destas, e depois da análise técnica e financeira, foram então divulgadas, nas segundas sessões públicas realizadas de 12 a 16 de setembro nas várias freguesias do concelho, as 18 atrás enunciadas e colocadas a votação, no período de 12 de setembro a 15 de outubro.
De referir, e pese embora a vertente digital/online associada ao processo Eu Participo Munícipes 2022, durante todas as fases de intervenção dos/as munícipes (submissão de propostas e votação) continuou a ser disponibilizada a possibilidade de participação em formato físico (papel), permitindo-se assim continuar a chegar ao maior número de pessoas possível. Acrescente-se que o próprio processo de votação, com a disponibilização da ferramenta de voto por mensagem escrita, permitiu de forma ainda mais facilitada a respetiva participação.
Chegamos assim ao final deste processo em 2022 com a apresentação das propostas que irão fazer parte do compromisso do Executivo Municipal, a par de outras tantas decorrentes do programa de mandato. Contamos com a sua presença no dia 12 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Palmela, para ficar a saber, em primeira mão, o que ditou a vontade da comunidade, neste que é um processo que dá voz aos/às munícipes do concelho, porque é com todos/as que construímos um concelho de Palmela num local muito melhor para se viver!