Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Matriz da Água

Matriz da Água 2020

NEWSLETTER

O documento apresenta um retrato da água no concelho, dos sistemas de abastecimento e de saneamento e do desempenho da Autarquia enquanto entidade gestora municipal dos serviços de abastecimento de água e de drenagem das águas residuais.

Constitui-se, assim, como uma ferramenta de grande importância na gestão da água, identificando e quantificando os principais fluxos de água no território de Palmela, num momento em que as alterações climáticas são uma realidade, e permitindo uma avaliação estratégica e sustentável deste escasso recurso.

A Matriz da Água deve ser encarada como um auxiliar informativo e formativo, que visa o uso eficiente e racional da água como bem essencial, com reservas finitas. Por isso, este recurso deve ser gerido de forma rigorosa, através da adoção de medidas que promovam o acesso à água como bem público a todas/os as/os cidadãs/ãos, em quantidade e qualidade e a preços acessíveis.

A comemoração do Dia Mundial da Água surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente, que decorreu na cidade brasileira de Rio de Janeiro, em 1992. A celebração desta data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso e lembrar que a gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente, na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e saneamento, indústria e sustentabilidade ambiental. A nível global, atravessam-se tempos difíceis com o intensificar do fenómeno das alterações climáticas, com graves impactos nos recursos de água.

A celebração do Dia Mundial da Água enquadra-se nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, nomeadamente, o ODS 6 - Água Potável e Saneamento.

Consulte aqui a Matriz da Água de Palmela 2021

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados