Esclarecimento: Intervenção municipal para resgate de animais em Pegarias

1 – Munida do obrigatório mandado judicial e acompanhada do SEPNA (unidade de proteção animal da GNR), a autarquia teve uma primeira intervenção, no dia 15 de Dezembro, para retirar os animais, tendo constatado que o número existente era muito superior ao expectável - mais de uma centena de cães e gatos e, ainda, ratos.
2 – Face à limitação de lugares do canil municipal, foram retirados oito cães e iniciadas todas as diligências e contactos que permitissem concluir a operação, em condições de salvaguarda da saúde e vida dos animais.
3 - Nesse sentido, e em articulação com outras entidades e membros da sociedade civil, associações de defesa e proteção animal, veterinários voluntários e canis, a Câmara Municipal está a ultimar uma ação cujos contornos não divulgará sob pena de fazer abortar um trabalho sério e responsável que ponha termo ao negócio ilegal em presença.
4 – Tendo em conta a proximidade da data para a operação – que envolve o compromisso e, naturalmente, o sigilo de várias pessoas e entidades – a Câmara Municipal reserva-se no direito de manifestar a sua incompreensão e surpresa face à súbita movimentação em torno deste caso.
5 – No âmbito da sua política de proteção animal, que privilegia a adoção, a Câmara Municipal de Palmela apela, desde já, a todos os cidadãos que possam acolher responsavelmente os animais em causa, para que se disponibilizem nesse sentido, suportando o município os encargos com a vacinação e a colocação do chip de identificação eletrónica.