Ondas de calor: saiba como proteger-se

Com a chegada do mês de agosto, continuam os dias mais quentes e a previsão meteorológica aponta para uma subida das temperaturas máximas nos próximos dias. Existem várias medidas de proteção que devem ser tidas em conta neste período, especialmente, no que respeita aos principais grupos de risco: idosos, crianças, grávidas, doentes crónicos e quem trabalha no exterior. Destas medidas, destaque para a necessidade de aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar, evitar a exposição direta ao Sol, em especial, entre as 11 horas e as 16 horas, diminuir esforços físicos e repousar, frequentemente, em locais à sombra, frescos e arejados.
No âmbito do Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas – Verão e Saúde 2016 do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, divulgamos o Plano de Contingência para as temperaturas extremas – módulo Calor, implementado pela Direção Geral da Saúde desde 2004.
Este Plano é um instrumento estratégico que tem, como objectivo, promover a proteção da saúde das populações contra os efeitos nefastos dos períodos de calor intenso.
Damos, assim, a conhecer as principais medidas de proteção e de emergência a tomar em caso de Ondas de Calor, num conjunto de documentos que partilhamos aqui.
Consulte e proteja-se!
Plano de contingência para as temperaturas extremas adversas
Ondas de calor - cuidados a ter com os idosos