Iluminação pública é a primeira de dez candidaturas a apresentar

A Câmara Municipal de Palmela submeteu, com sucesso, a candidatura “Iluminação Pública Eficiente do Concelho de Palmela”, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa /PORLisboa2020/Portugal2020 (Prioridade de Investimento 4.3 [4c] - Apoio à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas, nomeadamente nos edifícios públicos e no setor da habitação). Com esta candidatura, sobe para 28 o número de candidaturas apresentadas pela autarquia para a obtenção de financiamentos.
Com o valor global de 759.691,84 euros, com cofinanciamento FEDER a 50%, esta operação pretende reduzir os consumos de energia elétrica do Município, através da instalação de tecnologia LED em 2.325 luminárias no Centro Histórico de Palmela e no centro urbano de Pinhal Novo. Além de um melhor desempenho em matéria de iluminação pública e da racionalização dos consumos, esta intervenção permitirá diminuir as emissões de gases com efeito estufa, indo ao encontro dos objetivos definidos no PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela. Em termos práticos, a operação vai permitir a redução do consumo de energia pública e respetiva despesa em cerca de 64%, superando as metas fixadas no âmbito da política energética nacional, que apontavam para uma redução em 30% dos consumos energéticos ao nível da Administração Pública.
Além desta candidatura, o Município tem em curso outras nove operações no setor da eficiência energética, com concursos já a decorrer para a elaboração dos projetos de execução, a fim de conferir a maturidade necessária para se proceder à respetiva formalização das candidaturas. Estas operações referem-se a diversos edifícios municipais, nomeadamente, as Piscinas de Palmela e de Pinhal Novo, o Cine-Teatro São João, a Biblioteca de Pinhal Novo, o Mercado de Pinhal Novo, o Centro Cultural do Poceirão e as escolas básicas Salgueiro Maia, Alberto Valente e Zeca Afonso.