Inauguração da USF de Pinhal Novo sul: Ministra da Saúde destaca parceria com o Município





A Unidade de Saúde Familiar (USF) Pinhal Saúde, na zona sul de Pinhal Novo, foi inaugurada, a 16 de dezembro, com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, que destacou a importância do trabalho concertado com o Município de Palmela e os restantes atores locais, para concretizar este sonho antigo da freguesia.
«Só é possível ter um bom Plano Nacional de Saúde se tivermos o resultado do trabalho concertado de todos os atores locais, um Plano Local de Saúde», sublinhou a Ministra. «Foram 20 anos há espera desta Unidade, foram vigílias, desacertos, caminhos que se reencontraram e a possibilidade de estarmos aqui hoje», congratulou-se.
Para o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, este é um «momento de alegria e celebração para a população e autarquias», depois de «uma luta com mais de duas décadas pelo direito à saúde». Ao longo destes anos, tiveram lugar muitas iniciativas de âmbito político, vigílias, manifestações e múltiplos avanços e recuos, com a inscrição, por várias vezes, da obra em PIDDAC, sem que viesse a concretizar-se.
No entanto, «o Município manteve sempre uma postura de proatividade e disponibilidade para encontrar soluções», realçou o Presidente. Em 2016, a Câmara Municipal assinou um Contrato-Programa com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), para a instalação da USF, e foi responsável pela cedência do terreno, elaboração de uma candidatura ao Portugal 2020 (que permitiu que a obra, da responsabilidade da ARSLVT, no valor de 1.251.893€, fosse cofinanciada em 50% pelo FEDER), execução do projeto para o lançamento da empreitada e fiscalização da obra. «Assumimos esta responsabilidade com a certeza da enorme mais valia que este equipamento representa para a população da freguesia», sublinhou Álvaro Balseiro Amaro.
O Presidente não tem dúvidas de que «esta é uma parceria de sucesso e de boa saúde, que o Município quer aprofundar» e que resultou num «equipamento de excelência, que valoriza o Serviço Nacional de Saúde». Álvaro Balseiro Amaro aproveitou ainda para saudar a jovem equipa que já está ao serviço desde 25 de novembro, desejando «que cresça e que se qualifique».
Também para a Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Bárbara Carvalho, o momento é de «celebração» da concretização de uma resposta à comunidade, que só foi possível em «resultado da colaboração estreita e proveitosa entre o Ministério da Saúde, a ARSLVT e o Município de Palmela». «É a materialização de todo o esforço e recursos dedicados por este Município», elogiou.
A inauguração contou também com a presença de representantes da ARSLVT, Segurança Social de Setúbal, vereadores, autarcas da freguesia, membros da comissão de utentes de saúde e toda a equipa da nova USF. A equipa é coordenada pela médica especialista em medicina geral e familiar Ana Mafalda Cunha e é composta por 16 profissionais (seis médicas/os, seis enfermeiras/os, quatro assistentes técnicas/os e um assistente operacional).
Localizada na Rua Manuel Veríssimo da Silva, a USF funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00. Dispõe de 12 gabinetes de consulta, três de enfermagem e duas salas de tratamento e está preparada para servir 10.904 utentes da freguesia de Pinhal Novo.