Não deixe o seu animal de estimação no interior do veículo! Proteja o seu amigo de quatro patas de golpes de calor

A antecipar os meses quentes de Verão, o Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos (ONDAID) apela às/aos cidadãs/ãos para não abandonarem os seus “amigos de quatro patas” no interior dos veículos automóveis.
Em Portugal, continua a ser prática comum, as/os tutoras/es deixarem os seus animais de estimação (especialmente cães) no interior do veículo enquanto tratam de atividades diárias, sem terem consciência que estão a colocar a sua vida do “seu melhor amigo” em risco. Como consequência dos golpes de calor a que são sujeitos, todos os anos, registam-se, casos de animais com danos de saúde irreversíveis ou, até mesmo, de morte.
Durante o mês de junho, através da campanha de prevenção em curso, as/os detentoras/es de animais de companhia são recordados que, ao final de uma hora, o interior de um veículo automóvel pode atingir 82ºC quando, no exterior, apenas se regista uma temperatura de 21ºC.
“O Inferno Existe: É Dentro do seu Automóvel” é o alerta desta ação de prevenção que apela, desta forma, ao sentido de responsabilidade da/o cidadã/ão e aconselha as/os portadores de animais de companhia a deixá-los na sua residência.
Mesmo deixando as janelas abetas, a quantidade de ar circulante pode não ser suficiente para que o animal consiga respirar satisfatoriamente e equilibrar a sua temperatura corporal. Respiração ofegante, salivação excessiva, pele muito quente, batimento cardíaco acelerado, falta de reação, vómito, diarreia, descoordenação e tremores são exemplos de sinais clínicos que podem indiciar que o animal foi vítima de um golpe de calor (insolação ou hipertermia), sendo, estes casos, considerados uma urgência médica.
Se ama o seu animal de companhia, este Verão não arrisque a sua vida ou saúde!
Mais informações em www.ondaid.org