Alterações climáticas: Museu Municipal de Palmela participou na COP26

O Museu Municipal de Palmela participou em eventos integrados na COP26 - Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, através do trabalho de investigação da arqueóloga Michelle Teixeira Santos, membro do FOPS - Fórum Internacional de Património Sustentável.
A COP26 reuniu dirigentes mundiais em Glasgow, no Reino Unido, de 31 de outubro a 13 de novembro. Entre os meses de outubro e novembro, o Museu Municipal colaborou numa Campanha e Seminário Internacional dedicados à “Cultura, Arte e Património”, com uma comunicação sobre a “Alcaria do Alto da Queimada (Palmela, Portugal). Património Arqueológico e Alterações Climáticas”, com o intuito de sensibilizar para a promoção e salvaguarda do património no quadro da mudança climática.
As diversas ações que decorreram neste âmbito foram organizadas pela Iniciativa Património e Câmbio Climático, FOPS e Instituto de Desenvolvimento Urbano e Território Sustentável da Fundação Cidade de La Plata. Contaram ainda com o apoio do ICOMOS Internacional, da Argentina e do Uruguai, da Universidade Católica de La Plata e da Associação de Diretores de Museus da República Argentina.
No dia 9 de dezembro, a convite do ICOMOS Brasil, o Museu Municipal vai apresentar a comunicação “De Palmela ao Poceirão. Uma viagem arqueológica. Contributo de uma exposição de arqueologia para uma comunidade mais resiliente (Museu Municipal de Palmela, Portugal)”, integrada no evento “Patrimônios e Crise Climática”.
Para assistir, inscreva-se em www.even3.com.br/patrimonioecriseclimatica/.