Artista Vile visita Palmela Centro Histórico terá pintura de mural

Vile, o artista sorteado para pintar um mural original no Largo do Passo da Formiga, no Centro Histórico de Palmela, no âmbito da iniciativa cultural em rede da AML - Área Metropolitana de Lisboa Mural 18, realizou, a 23 de fevereiro, a primeira visita a Palmela para conhecer o local e mostrou-se «entusiasmado» com este desafio.
Cada um dos 18 Municípios da AML selecionou um artista e, após sorteio, coube a Vile a missão de dar uma nova imagem ao muro existente no Largo do Passo da Formiga. O artista vive em Vila Franca de Xira e não conhecia Palmela. Nesta primeira visita, confessou estar «entusiasmado com o projeto que se irá desenvolver nos próximos meses», que acredita que «vai ser desafiante, pelas dimensões do mural e pela responsabilidade». «Estou contente com o desafio proposto e acho que vai ficar bom», referiu, convicto de que este vai ser um trabalho «enriquecedor» para o seu percurso artístico.
Com a ajuda do Município, Vile vai agora trabalhar na escolha do tema e elaboração do projeto para o mural, que se pretende que espelhe uma visão pessoal e artística relacionada com o património cultural e natural, a arte, a cultura e as vivências do território.
A evolução dos trabalhos, que terão início a partir do dia 21 de abril e que se prolongarão pelo mês de maio, vai poder ser acompanhada ao vivo e também em www.mural18.pt. No final de maio, será construído um roteiro de arte urbana na AML com a totalidade das intervenções. Com esta iniciativa, pretende-se não só apoiar financeiramente os artistas envolvidos, mas também fomentar o interesse pela arte urbana contemporânea na AML.
Recorde-se que, através do Mural 18, que resultou de uma candidatura apresentada pela AML e pelos seus 18 municípios no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, está a ser desenvolvida uma vasta programação cultural, que une agentes culturais, municípios e cidadãs/ãos em defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material.
Conheça toda a programação em www.mural18.pt.
Vile - biografia
Rodrigo Miguel Sepúlveda Nunes (Vile), nasceu a 15 de setembro de 1984 e é natural de Vila Franca de Xira, cidade onde ainda hoje reside. Em 1998, com apenas 14 anos, iniciou-se a pintar graffitis. Profissionalizou-se entre 2000 e 2006, tendo estudado em duas escolas Lisboetas, ETIC e ARCO, Desenho Animado & Filmes de Animação e Desenho, Ilustração e Banda Desenhada. 2007 foi o ano de partida para se tornar trabalhador independente, artista e pintor profissional. Técnicas como a aguarela, o óleo, o carvão, o desenho digital e a tatuagem são alguns dos ingredientes que permitiram a sua evolução enquanto artista de Grafitti/Street-art & Pintura Mural.
Das várias pinturas representativas do seu talento que podemos ver tanto em território nacional como internacional, destacam-se trabalhos realizados para o Sport Lisboa e Benfica, OPEL, TMN, Worten, Cruz Vermelha Portuguesa, Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira e Municípios como Oeiras, Almodôvar, Almada, Amadora, Vila Franca de Xira, entre tantos outros.
Participou em eventos como o “Almarte - Festival de Artes de Rua”, em Almodôvar, “Meeting of Styles” - Festival Internacional de Arte Urbana, na Alemanha, “Festival Azure”, nos Açores, e “Estoril Conferences, global challenges, local answers”, no Centro de Congressos do Estoril.
Realizou exposições individuais na sede do Banco de Portugal, no Ateneu Artístico Vila-franquense e, mais recentemente, participou numa exposição conjunta na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, no âmbito de uma homenagem póstuma a Bocage.
Como retratista, tem vindo a aperfeiçoar técnicas que permitem resultados como os que são possíveis ver em quadros e/ou paredes de homenagem a personalidades tão diversas quanto Fernando Pessoa, António Alves Redol, Álvaro Guerra, Joaquim Soeiro Pereira Gomes, Mário Coelho, José Falcão, António Inverno, Pedro Proença, Vasco Moniz, Reynaldo dos Santos, Malangatana, Mariza, Mário Boavida AKA MC Raptor, Nuno Rodrigues AKA MC Snake, António Zambujo, Jóni Timpeira, Aldo Lima, Eduardo Madeira, António Raminhos, Joana Madeira, Jorge Serafim e Nilton.
Descubra mais nos seguintes links:
http://www.vilegraffiti.com/
https://www.instagram.com/www.instagram.com/vile_graffiti
https://www.facebook.com/vilegraffitiartist/