“É sexta-feira! Vamos Falar”: direito à saúde mental na Idade Maior



A campanha nacional de promoção da saúde mental “Vamos Falar”, à qual o Município de Palmela se associou, através da celebração de um protocolo com a Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário (APDC), continuar a decorrer.
Até ao final do ano (nas duas últimas sextas-feiras de cada mês) o Município de Palmela divulga, nas suas plataformas digitais, conteúdos informativos relativos a esta temática.
Nos dias 22 e 29, o tema em foco será “A Saúde Mental como um direito central também, na Idade Maior”, em articulação com o programa “Outubro MAIOR” 2021.
Este mês, a campanha sublinha o direito a uma saúde psicológica em pleno e continua a desafiar para a importância de uma atitude responsável, altruísta e solidária entre gerações. Convida a uma maior disponibilidade para o autocuidado e para a escuta ativa, como possibilidade de fazer a diferença na vida de alguém.
Conheça os testemunhos da atriz Márcia Breia - um convite à reflexão sobre a necessidade de prestar atenção, do falar do estigma e escutar as necessidades das/os outras/os - e do ator Luís Lucas, sobre a importância de partilhar e escutar.
O compromisso de “Palmela, Cidade Educadora e Saudável” passa, também, pelo acesso à informação (Carta das Cidades Educadoras), uma aposta estratégica e fundamental para desmistificar o tema da saúde mental, quebrar barreiras e agir de forma preventiva e inclusiva.
A pandemia COVID-19 agravou situações de vulnerabilidade, solidão e estados depressivos na idade maior a que importa estar diariamente atenta/o, em casa e nas instituições. As/os cuidadoras/es também viram as suas rotinas alteradas e vivenciaram momentos de grande pressão. A não procura de ajuda, por vergonha, associação a um eventual sinal de fraqueza ou, pelo não reconhecimento de sintomas depressivos, é ainda muito comum e, por vezes, é difícil expressar o que sentimos.
“É sexta-feira! Vamos Falar. Porque há conversas que devemos ter”.