Município de Palmela com novo Museu: “A Estação” preserva memórias e identidade local


















O Museu – A Estação, localizado no edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo, abriu portas dia 1 de junho (Dia do Concelho), com a cerimónia de inauguração deste novo espaço, que representa mais um compromisso cumprido pelo Município de Palmela, com a sua devolução à comunidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, recordou, na sua intervenção, a ligação entre o caminho de ferro e a História do concelho, dirigindo as primeiras palavras de agradecimento e reconhecimento «a todos os que trabalharam e trabalham nesta terra nos caminhos de ferro» e sublinhando as coleções de dois ferroviários pinhalnovenses - Rafael Rodrigues e Manuel Ribeiro – na origem desta primeira exposição.
Instalado na zona central do edifício, datado de 1935, o Museu – a Estação integra a zona expositiva da gare e a fachada com os painéis azulejares. A exposição, que apresenta peças doadas ao Museu Municipal de Palmela ou depositadas por antigos ferroviários e/ou famílias, sublinha as memórias locais e a investigação historiográfica sobre as linhas férreas que aqui se cruzam.
A Estação constitui-se, também, como ponto de acesso a informação sobre a freguesia e as tradições caramelas, associadas à agricultura, evocando a colonização do território a partir do século XIX, na herdade de Rio Frio.
No final, Álvaro Balseiro Amaro adiantou que, no próximo ano letivo, a comunidade educativa vai dispor de material pedagógico relativo à “Estação”, que o Município continuará a trabalhar para que o espaço «seja progressivamente o mais inclusivo possível» e lançou um apelo às/aos presentes: «contamos com todos vós, a partir de agora, para darem sugestões, identificarem outras temáticas, doarem ou depositarem outras peças, acrescentar o vosso conhecimento ao que aqui temos e partilhá-lo, não só no domínio da história dos caminhos de ferro mas também na desta terra que com eles partilha um caminho que é muito novo, pois é pouco mais velha do que o comboio».
A inauguração contou, ainda, com as intervenções de Carlos Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da IP Património - com a qual a autarquia celebrou um contrato de subconcessão correspondente a parte do interior do edifício de passageiros - e da Dra. Teresa Rosendo, técnica municipal responsável pela investigação historiográfica do Museu – A Estação e que orientou as visitas guiadas aos grupos presentes na cerimónia.
O Museu – A Estação está aberto ao público, de 3.ª feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 (horário de verão).
Encerra à 2ª feira e feriados.
Mais informações: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt | 21 238 4171 | 21 233 6640 | Facebook » Museu Municipal de Palmela.