Palmela apoia grupos de teatro

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião de 3 de março, a atribuição de um conjunto de apoios financeiros aos grupos de teatro do concelho, no valor global de 4.500 euros.
Para o Município de Palmela o teatro é um eixo de intervenção estratégico no desenvolvimento de uma comunidade. Existem, atualmente, no concelho, sete grupos de teatro de amadores e duas estruturas profissionais (Bando e PIA). Cinco dos grupos de teatro de amadores não tem protocolo com a autarquia, pelo que é necessário apoiar financeiramente a sua atividade, para além dos outros apoios previsto no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, nomeadamente equipamentos e obras.
A criação e dinamização de um Programa Municipal do Teatro tem tido por base a consolidação desta área no território, o apoio à criação, produção, itinerância e formação dos diferentes grupos, bem como fomentar hábitos de fruição desta arte e uma maior sensibilização de públicos.
O número de grupos de teatro no concelho tem vindo a crescer nos últimos anos, desenvolvendo um trabalho meritório, reconhecido não só em Palmela, mas também, no país e até no estrangeiro. Com dinâmicas que abrangem diferentes faixas etárias, os grupos contribuem para a programação regular dos equipamentos culturais municipais e consolidam parcerias locais.
Este trabalho tem vindo a ser bastante prejudicado com a pandemia COVID-19, não tendo sido possível cumprir planos de atividades delineados, estreias ou itinerâncias agendadas e até os próprios ensaios de cada grupo. Contudo, nos períodos em que foi possível retomar as atividades culturais, os grupos têm mantido ensaios e estreias, registando igualmente articulação com o município para a dinamização de propostas em formato digital, nos períodos de confinamento.
Nesse sentido, o Município continua a apoiar estas estruturas, para que mantenham condições para o retorno à sua atividade plena assim que possível e contribuam para a dinamização e valorização do teatro em Palmela.
Apoios financeiros:
- Grupo de Teatro Amador Ensaiarte – 1.000 euros
- Associação Teatro Sem Dono – 1.000 euros
- ATVK - Associação Teatro da Vila – 1.000 euros
- Teatro dos Barris - Associação – 750 euros
- Grupo de Teatro “As Avózinhas” (representado pela FIAR - Associação Cultural) – 750 euros