3 dias com o melhor queijo, pão e vinho da região – visite-nos!







A 26.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho realiza-se de 1 a 3 de abril, em S. Gonçalo, Cabanas.
O evento retoma, este ano, o formato habitual e a sua condição de grande montra dos produtos locais de qualidade.
A conferência de imprensa de apresentação desta edição do Festival decorreu, ontem, 16 de março, no Museu do Ovelheiro, inserida no programa da Semana da Freguesia de Quinta do Anjo, momento que contou com as presenças de Francisco Macheta, da ARCOLSA - Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, Natália Henriques, da ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, António Mestre, Presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, Luís Miguel Calha, Vereador com o Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Palmela e Álvaro Balseiro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela.
Além dos habituais espaços de exposição e venda de produtos, gastronomia e animação, o programa do evento conta este ano, como novidade, com a mostra “Queijos de Portugal”, com representantes da maioria dos queijos DOP do país. Destaque, ainda, para o primeiro treino de trail “Queijo,.Pão e Vinho” pela Limited Edition Team (2 de abril); o programa equestre; as demonstrações de tosquia mecânica e manual, corrida das ovelhas (2 e 3 de abril) e para o Showcooking Queijo de Azeitão e produtos tradicionais (2 e 3 de abril), conduzido pelo Chef Óscar Cabral, com degustação e prova de vinhos. Pela primeira vez, neste certame, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela (CROA) e a Associação “Quintinha ABC”, vão ter uma exposição de cães, para adoção.
O evento conta com 39 produtores (queijo, mel, vinho, doces e pão).
O Festival Queijo, Pão e Vinho – classificado, uma vez mais, com o selo de Eco Evento - é uma organização da ARCOLSA, com os apoios da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e do Município de Palmela.
Consulte aqui, o programa completo do 26.º Festival Queijo, Pão e Vinho (programação central, equestre e paralela).
«Temos muito orgulho nos nossos produtos, sabores e saberes ancestrais»
Na sua intervenção, o Presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro agradeceu aos parceiros do Festival, pela sua persistência e trabalho para a concretização de «uma das principais celebrações comunitárias do nosso concelho e que se tornou um evento de referência regional, um dos mais genuínos».
Álvaro Balseiro Amaro sublinhou os desafios com que este setor produtivo se debate, nomeadamente a evolução das atividades tradicionais e profissões em extinção. «É quase um evento bandeira de resistência de quem continua nas zonas ditas mais rurais, mais ligadas ao trabalho da terra, a fazer valer a ideia, que é real, de que isto acrescenta muito valor ao território».
O Presidente da Câmara sublinhou ainda a importância do «contacto direto com quem trabalha e produz», oportunidade a não perder nestes três dias de Festival.
“Adote uma Saloia”
Durante o Festival será feita a promoção do projeto em curso “Adote uma Saloia”.
Através deste projeto de apadrinhamento, promovido pelo Município de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e ARCOLSA, as empresas e a população podem ajudar a preservar a Ovelha Saloia, uma raça autóctone.