Arrábida Walking Festival supera expetativas com + de 500 participantes







A segunda edição do AWF – Arrábida Walking Festival, que decorreu este fim de semana, de 25 a 27 de março, registou um balanço muito positivo, com mais de 500 caminheiras/os inscritas/os. A flora do Parque Natural da Arrábida (PNA) motivou, durante três dias de evento, a realização de 24 percursos pedestres, 50 atividades, num total estimado de 250 quilómetros percorridos.
Este festival de caminhadas aliou, uma vez mais, o turismo de natureza ao lazer e bem-estar, o convívio à boa disposição numa oportunidade única para conhecer o PNA.
No arranque do AWF em Palmela, sexta-feira, o Vereador Luís Miguel Calha sublinhou a singularidade e a riqueza deste território, deixando um convite à sua descoberta. «O Arrábida Walking Festival é um festival de experiências únicas. É único caminhar na serra, entre amigos, descobrir a natureza, a flora, a fauna muito diversa, o património arqueológico, a gastronomia. Este é um exemplo de uma iniciativa que pretende congregar pessoas num espírito de confraternização, descoberta da nossa história e património, mas também vivenciar a natureza, respeitando-a, deixando o legado às próximas gerações».
A par do programa central de passeios pedestres, que manteve, tal como em 2021, “A Grande Rota Arqueológica”, esta edição integrou um conjunto de caminhadas focadas na flora da Arrábida (1. 450 espécies) acompanhadas por especialistas, com destaque para a colaboração da Sociedade Portuguesa de Botânica. Disponibilizou, ainda, um programa complementar, com percursos temáticos, workshops gastronómicos e de fotografia, visitas guiadas e a 2ª caminhada acessível a pessoas com deficiência visual, num percurso pedestre sensorial, este último, orientado pelo Município de Palmela e pela Associação Bengala Mágica.
O AWF foi uma organização conjunta da Biotrails e das Câmaras Municipais de Palmela, Setúbal e Sesimbra.