Empreendedorismo - Encontro reforçou trabalho de parceria entre agentes económicos









O Encontro “Empreendedorismo e Trabalho em Rede: Desafios e Oportunidades”, que decorreu a 23 de março, na Biblioteca Municipal de Palmela, promoveu a troca de informação e conhecimento entre as/os participantes, reforçando a sua capacidade de atuação para melhorar a vida das comunidades. A iniciativa, promovida pelo Município de Palmela e pela Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria, no âmbito da EEN - Enterprise Europe Network, marcou o regresso destes encontros ao formato presencial.
No Encontro, foram abordados os temas “Erasmus para Jovens Empreendedores”, “EEN | Oportunidades de Negócios Internacionais” e “Os Ecossistemas Empreendedores e Oportunidades de Trabalho em Rede”. No final, Teresa Marta, da Academia da Coragem, e Andreia Fortuna, da Mwani Store, partilharam as suas experiências como incubadas da recente Incubadora de Empresas do Município de Palmela.
«Para o Município, o trabalho em rede é um pilar estratégico no desenvolvimento que temos prosseguido e procuramos aprofundar, dia a dia», destacou o Vereador da área do Desenvolvimento Económico, Luís Miguel Calha, na abertura do evento. No atual contexto, marcado por uma pandemia, pelos fortes impactos na Europa de uma nova guerra e pelas alterações climáticas, «encontrar caminhos para o fortalecimento da economia e do progresso social é uma das prioridades do Município», assumiu. Assim, a Autarquia tem procurado «apoiar o tecido económico instalado, a fixação de talento e de emprego qualificado, a captação de investimento e a promoção do território», para mais à frente acrescentar que «mais do que migalhas, são necessários apoios efetivos do Estado Central às mico, pequenas e médias empresas, que são a base do tecido económico nacional»
O Vereador aproveitou a ocasião para destacar algumas ações que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito do tema do Encontro. São exemplos a criação do Plano de Ação para a Regeneração Urbana e da Área de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Palmela; o Programa de Ação para a Inovação, Empreendedorismo e Emprego no Concelho de Palmela; a participação no projeto CO-CREATE; a associação ao programa Tourism Up e Taste Up; a adesão ao Pacto Local para a Empregabilidade e o Empreendedorismo Jovem; o lançamento do Programa de Ação para a Capacitação de Jovens e Empreendedores; a criação da primeira Incubadora de Empresas municipal; ou a submissão ao PRR - Comunidades Desfavorecidas de um pacote de ações estruturantes que, entre outros, propõe financiamento para novos espaços de incubação em Águas de Moura e Poceirão.
Em 2020, o Município promoveu, em formato webinar, o primeiro Fórum Económico de Palmela e, este ano, está já a trabalhar no programa da segunda edição, marcada para 24 de maio, já em formato presencial.
Para todo este trabalho, «tem sido fundamental o apoio e parceria de muitas entidades e organismos externos, sem nunca esquecer o envolvimento e o empenho dos nossos agentes económicos», reconheceu Luís Miguel Calha.