Fogaça de Palmela Dia de Santo Amaro e fins de semana gastronómicos evocam tradição

Dia 15 de janeiro, às 11h30, a igreja de São Pedro, na Vila de Palmela, revive a tradição, com a realização da cerimónia da Bênção das Fogaças, no dia consagrado a Santo Amaro.
Esta iniciativa, promovida pela Confraria Gastronómica de Palmela e pela Paróquia de Palmela, com os apoios do Município e da Junta de Freguesia, contribui para a valorização e divulgação deste “ícone” da doçaria local e para a preservação da memória e raízes da comunidade.
Ainda este mês e a abrir o calendário anual do “Palmela - Experiências com Sabor!”, os Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela (20 a 22 e 27 a 29 de janeiro) vão apresentar ementas onde a rainha da nossa doçaria será a estrela, nos estabelecimentos de restauração que participam neste projeto (a divulgar brevemente).
Fogaça de Palmela
«Contam os mais antigos, que no dia de Santo Amaro, 15 de janeiro, as pessoas levavam as Fogaças dentro de cestos de verga revestidos com panos bordados à igreja paroquial, para serem benzidas. Essas Fogaças correspondiam a promessas efetuadas àquele Santo e tinham várias formas: animais, braços, pés, cachos de uvas... de harmonia com o problema que havia originado a promessa. Depois de benzidas, uma parte das fogaças eram leiloadas a favor da igreja. A outra parte, as pessoas levavam para casa e todos os elementos da família comiam, incluindo os animais.
Hoje, esta tradição foi revitalizada, culminando com a Bênção das Fogaças na Igreja de S. Pedro, em Palmela, no dia 15 de janeiro».