“Hora do Conto Online”: Município recebeu Menção Honrosa

O Município de Palmela recebeu, no dia 7 de dezembro, a Menção Honrosa atribuída pelo Prémio “Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030” da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação ao projeto “Hora do Conto Online Inclusiva, com tradução em LGP”.
O diploma foi recebido por Teresa Sampaio, Chefe da Divisão de Bibliotecas e Património Cultural, durante a cerimónia do 49.º aniversário da BAD, que decorreu na Universidade do Minho, no Campus de Azurém, em Guimarães.
O projeto, desenvolvido através da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho, começou em 2021, inicialmente com o objetivo de ocupar os tempos livres das crianças e famílias, que se viram forçadas a passar mais tempo em casa devido à pandemia COVID-19, revelando-se um sucesso e prolongando-se até junho deste ano. A “Hora do Conto Online” foi protagonizada por técnicas/os municipais, através da leitura de contos e histórias, sempre com tradução em Língua Gestual Portuguesa a cargo de Marisa Gomes. Os vídeos eram divulgados através das páginas de Facebook do Museu Municipal de Palmela e Palmela Município.
O júri da edição de 2022 do Prémio considera que este projeto contribui, de forma relevante, para a inclusão de uma comunidade com necessidades especiais, nem sempre contemplada nas atividades e serviços promovidos pelas bibliotecas públicas.
O Município agradece a distinção e a colaboração de todas/os as/os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial a intérprete Marisa Gomes e a Associação Bengala Mágica.
O Prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030” tem como objetivo distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.