Município inicia recolha seletiva de biorresíduos em novembro





O Município de Palmela inicia, a 7 de novembro, a recolha seletiva dos biorresíduos nas habitações unifamiliares inseridas nas zonas onde já realiza a recolha porta-a porta de resíduos indiferenciados. Esta ação será realizada pelos serviços da autarquia, com uma frequência de recolha semanal.
A operação integra o fornecimento de mais de 1.000 contentores de 60 litros em moradias na Urbanização Vila Serena e Bairro Lencastre, Urbanização Vila Paraíso e Bairro Xavier de Lima, em Pinhal Novo, Bairro Padre Nabeto/Aires, Urbanização Portais da Arrábida, na Quinta do Anjo.
Para além da recolha seletiva de biorresíduos porta a porta em habitações unifamiliares, este projeto irá englobar a recolha em restaurantes e cantinas escolares, a recolha de verdes por solicitação das/os munícipes, bem como a recolha dos verdes que são colocados junto aos contentores na via pública.
Este projeto - que resulta de uma candidatura aprovada pelo POSEUR - Eixo Prioritário 3 – “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos” - correspondendo a um investimento no valor de cerca de 800 mil euros - com um valor elegível de 525.106,99€, cofinanciado em 75 % pelo Fundo de Coesão - visa promover a economia circular, contribuir para um ambiente mais sustentável e para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem, para a redução da deposição de resíduos em aterro e de emissão de gases com efeito de estufa.
Está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações: Objetivo 11 - Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; Objetivo 12 – Produção e Consumo sustentáveis e Objetivo 13 - Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Recorde-se que está a decorrer, até ao final do mês, a campanha de sensibilização ambiental junto dos utilizadoras/es, que abrange munícipes residentes nas zonas incluídas, proprietárias/os dos restaurantes e responsáveis pelas cantinas escolares nos estabelecimentos de ensino. A campanha inclui a apresentação do projeto, distribuição de um folheto explicativo e a entrega do contentor castanho, de dimensões adequadas ao tipo e especificidade de utilização.
Notícias relacionadas
-
/viver/noticias/noticia/se-ainda-nao-aderiu-a-recolha-de-biorresiduos-peca-ja-o-seu-contentor
Se ainda não aderiu à recolha de Biorresíduos peça já o seu contentor!
24 Mar 2023 -
/viver/noticias/noticia/biorresiduos-conheca-os-ganhos-ambientais-e-economicos-da-recolha-seletiva
Biorresíduos: conheça os ganhos ambientais e económicos da recolha seletiva!
30 Nov 2022