Município recebe coleção documental doada pela Família Carmelo Rosa

O Município de Palmela vai acolher o acervo documental doado por Joaquim Carmelo Rosa, residente no concelho e figura de reconhecido mérito na área da música. A aceitação do depósito do acervo (por um período de 15 anos), aprovada pela Câmara Municipal, por unanimidade, na reunião de 21 de dezembro, será formalizada através da assinatura de um Protocolo.
Trata-se de uma oportunidade de interesse maior, contextualizada pelo Projeto “Palmela é Música”, tendo em vista a preservação do património bibliográfico e o fortalecimento das relações estabelecidas com a comunidade local, através do tratamento técnico e disponibilização da coleção, para consulta, integrando-a no catálogo bibliográfico da Rede de Bibliotecas Públicas do Município.
A existência de uma coleção documental, em diversos suportes, com a Música como temática central, sublinha a importância desta arte para o Município e permite a consulta e investigação a partir de documentação nova e relevante que os catálogos das Bibliotecas não dispunham, até agora.
Recursos documentais preservam memória da comunidade
Além do tradicional espaço dedicado ao Fundo Local Geral, a Rede de Bibliotecas Públicas do Município de Palmela disponibiliza às/aos leitoras/es, um conjunto de outros núcleos documentais especializados, na sala de adultos da Biblioteca de Palmela.
Trata-se de um conjunto de recursos, composto e organizado para responder a interesses estratégicos da comunidade que serve, em função de uma determinada temática ou área, ou como forma de homenagear personalidades/instituições do concelho. Este conjunto de recursos reporta às seguintes coleções:
• Espólio Matos Fortuna
• Espólio Matos Fortuna – Arquivo Pessoal
• Espólio do Engenheiro Jacinto Pereira
• Espólio Alberto Marques Cardoso
• Espólio Nicolau de Claudina
• Acervo Carmelo Rosa