PLAAC – conheça o Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas

Os resultados do Projeto PLAAC-Arrábida - Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas da Arrábida foram apresentados a 29 de setembro, no Convento da Arrábida, em Setúbal, durante o Seminário “Adaptação local às alterações climáticas”, que contou com mais de uma centena de participantes.
O projeto visa a elaboração de planos locais de adaptação para os concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, contribuindo para aumentar a capacidade de resposta da região aos desafios de um clima em mudança, e decorreu entre fevereiro de 2021 e setembro deste ano.
Para o desenvolvimento destes Planos, a ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, enquanto promotora do Projeto, contou com a parceria dos três Municípios, do IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e da NOVA School of Science and Technology | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, contando ainda com quase 400 participações da comunidade local.
A concretização dos Planos baseou-se num processo participativo com o envolvimento ativo de cerca de 200 agentes locais, que debateram questões climáticas e os seus impactos no território, construindo Redes Locais de Adaptação Climática em cada município, compostas por autoridades locais, sociedade civil e setor privado. Estas Redes contribuíram para o desenho de medidas que garantem um território mais seguro e resiliente aos impactos das alterações climáticas.
A proposta de adaptação que resulta deste projeto assume-se como um instrumento fundamental para os Municípios conhecerem a realidade climática que enfrentam e os seus riscos, agindo e canalizando apoios financeiros específicos, preparando a comunidade e o território e protegendo e capacitando as/os cidadãs/ãos.
O PLAAC - Arrábida é financiado através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
Pode consulta-lo em http://www.plaac.ena.com.pt/
Crédito fotográfico: Município de Setúbal