Recolha seletiva de biorresíduos em restaurantes e cantinas – arranca a 6 março

Vai ter início, no dia 6 de março, a recolha seletiva de biorresíduos em restaurantes e cantinas das escolas, após a fase de sensibilização, bem como a recolha de verdes a pedido das/os munícipes e colocados junto aos contentores na via pública.
Nesta primeira fase, a recolha de biorresíduos nos restaurantes será realizada duas a três vezes por semana, mas a frequência poderá aumentar em função da quantidade produzida. Nas cantinas escolares, a recolha será feita de forma faseada, com a periodicidade mínima de três vezes por semana.
Recorde-se que este projeto abrange duas grandes áreas: a recolha seletiva porta a porta em habitações unifamiliares (já iniciada) e a recolha seletiva de proximidade (recolha de verdes junto aos contentores na via pública).
O projeto resulta de uma candidatura aprovada pelo POSEUR - Eixo Prioritário 3 - “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”, correspondendo a um investimento no valor de cerca de 800 mil euros, com um valor elegível de 525.106,99€, cofinanciado em 75% pelo Fundo de Coesão. O objetivo é promover a economia circular, contribuir para um ambiente mais sustentável, para cumprir as metas nacionais de reciclagem, para a redução da deposição de resíduos em aterro e da emissão de gases com efeito de estufa.
Esta iniciativa municipal está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente, o ODS 11 - Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, o ODS 12 - Produção e consumo sustentáveis e o ODS 13 - Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.