Trioza Erytreae: Medidas de controlo desta praga aqui – colabore!

De acordo com Edital da Autoridade Fitossanitária Nacional, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) estabeleceu um conjunto de medidas de proteção fitossanitárias para evitar a dispersão da praga Trioza Erytreae, vulgo psila-africana-dos-citrinos, pelo território nacional. O Município de Palmela integra a zona demarcada, afetada pela praga.
Trata-se da doença mais devastadora dos citrinos a nível mundial e é transmitida por insetos vetores e por enxertia de plantas sãs com material vegetal infetado.
No referido Edital são mencionadas as áreas diretamente afetadas pelo inseto, e quais as zonas em que terão que ser tomadas medidas de combate específicas e medidas excecionais de controlo/vigilância.
Estas medidas aplicam-se não só a plantas de citrinos, mas também, a outras plantas hospedeiras do inseto, designadamente, vegetais de Fortunella, Poncirus e seus híbridos, Casimiroa, Clausena, Vepris e Zanthoxylum, com exceção de frutos e sementes.
No caso da presença desta praga ou de sintomas suspeitos em plantas de citrinos, as/os munícipes deverão contatar a Direção Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo ( prospecao@draplvt.gov.pt ).
Colabore para evitar a dispersão desta praga!
Consulte o Edital aqui
Enverdecimento dos Citrinos – Sintomas aqui
Medidas de controlo aqui
Mais informações:
https://www.dgav.pt/plantas/conteudo/sanidade-vegetal/inspecao-fitossanitaria/informacao-fitossanitaria/
http://www.draplvt.mamaot.pt/alimentacao/Prospecao-pragas-doencas/Pages/