“Voltar aos passos que foram dados” - Exposição sobre a vida e obra de Saramago: visite até 31 de outubro!





O Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro recebe, até ao dia 31 de outubro a Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de José Saramago “Voltar aos Passos que Foram Dados”.
A inauguração, que decorreu na tarde de sábado, dia 1, contou, entre outras presenças, com técnicos e eleitos municipais e representantes da Fundação José Saramago e abriu com poesia, a palavra dita do autor.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro recordou o conjunto de atividades que o município tem desenvolvido, desde o início do ano e as próximas iniciativas agendadas para este último trimestre do ano, que pretendem homenagear o Nobel da Literatura e um dos mais importantes e influentes escritores dos nossos tempos. «Celebrá-lo é valorizar o retrato que nos deixou do Portugal do século XX, sublinhar a importância reflexiva e inquietante da sua obra na literatura universal e é, sobretudo, honrar e perpetuar os valores que pautaram a sua vida».
Álvaro Balseiro Amaro terminou sublinhando, «a responsabilidade e sentido de dever» do município com a organização desta exposição e deixou o convite aos presentes e à população para que celebrem e usufruam do programa comemorativo.
A cerimónia, encerrou com a visita guiada à exposição - estruturada em 15 painéis e 5 temas: Saramago, a Obra, A Formação do Escritor, O Tempo da Estátua, O Tempo da Pedra e Saramago, Escritor Universal - por Sérgio Letria, Diretor da Fundação José Saramago.
Esta mostra, uma panorâmica da vida e obra de Saramago, é composta por 15 painéis, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria. As/os visitantes de “Voltar aos Passos que Foram Dados” têm oportunidade de encontrar ou reencontrar as obras e o legado cultural e cívico do escritor.
O nome da Exposição é inspirado na frase que o Nobel da Literatura diz no final de “Viagem a Portugal”: «É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já».
Com entrada livre, a exposição organizada pela Câmara Municipal de Palmela, com o apoio da Fundação José Saramago, poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00.
A homenagem ao Nobel da Literatura prossegue até ao final do ano
O programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, que o Município está a promover até ao final do ano, integra, ainda, além da exposição, o documentário “José e Pilar” (4 de outubro), um Encontro em Mesa Redonda (4 de novembro), os espetáculos “Quem se chama José Saramago”, pelo Teatro das Beiras e Karlik Danza-teatro (12 de novembro), e “Ensaio sobre a Cegueira, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (18 de novembro), sessões de Leitura em Voz Alta de textos de Saramago (5 de novembro e 3 de dezembro) e as atividades “Sons de Almofadas” e “Hora do Conto - Famílias”, a decorrer ao longo do ano.
Saiba mais aqui.
Notícias relacionadas
-
/viver/noticias/noticia/quem-se-chama-jose-saramago-uma-coproducao-teatro-das-beiras-e-karlik-danza-teatro
“Quem se Chama José Saramago” uma coprodução Teatro das Beiras e Karlik ...
07 Nov 2022 -
/viver/noticias/noticia/ensaio-sobre-a-cegueira-danca-no-cine-teatro-s-joao-a-17-de-novembro
“Ensaio sobre a Cegueira”: dança no Cine-Teatro S. João a 17 de novembro
07 Nov 2022 -
/viver/noticias/noticia/mesa-redonda-vamos-falar-de-saramago-dia-4-de-novembro-nao-falte
Mesa Redonda “Vamos falar de Saramago” dia 4 de novembro: não falte!
24 Out 2022